Pernambuco autoriza vacinação contra a influenza para todos os moradores a partir de seis meses

Ampliação da imunização começa na próxima segunda (4)


A partir da próxima segunda-feira (4), os municípios de Pernambuco poderão vacinar contra a influenza todos os moradores a partir dos seis meses de idade. A autorização foi dada pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (1º) e acontece após o aval do Ministério da Saúde, ocorrido há uma semana.

Atualmente Pernambuco vacina contra a gripe, até este domingo (3), os grupos prioritários, que soma soma um total de 3.439.493 de pessoas: idosos; trabalhadores de saúde; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; funcionários do Sistema Privado de liberdade; população privada de liberdade.

Covid
Para quem recebeu a vacina contra a Covid, de acordo com orientação técnica do Ministério da Saúde de setembro de 2021, não há problema em ser vacinado contra a gripe, até mesmo no mesmo dia – no começo da pandemia, a pasta indicava intervalo de 14 dias entres os dois imunizantes. 

Números
Segundo o Governo de Pernambuco, as cidades podem ampliar o acesso ao imunizante, porém devem otimizar seus estoques para priorizar os grupos prioritários, principalmente as crianças e os idosos, considerados os mais vulneráveis. Até o momento, em Perrnambuco, para influenza apenas o grupo prioritário formado pelos povos indígenas bateu a meta mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 90% de cobertura vacinal (91,3%).

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) se mostra preocupada com a baixa cobertura vacinal entre os grupos prioritários, principalmente devido ao fato de que, nesta época do ano, há maior circulação de vírus respiratórios e maior incidência dessas doenças.

Em Pernambuco, 48,8% das crianças de 6 meses a menores de 5 anos receberam a proteção ofertada pela vacina, com 321.444 doses aplicadas”, conta a  a superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo, explicando que esse público infantil é estimado em  603.525. 

A situação é praticamente a mesma entre o outro público igualmente vulnerável, formado por quem tem a partir de 60 anos. Entre os idosos, apenas 44,9% da meta foi atingida – foram aplicadas 674.444 doses de um total de 1.252.642 das pessoas aptas.

A supertintendente lembra que as doses da vacina contra gripe incluem as cepas H1N1, H3N2, incluindo a cepa Darwin, e tipo B. 

Segundo a SES-PE, os municípios devem ficar atentos aos seus estoques para garantir o acesso das gestantes à vacinação ao longo do ano. “A análise do estoque deve incluir uma estimativa do contingente populacional de gestantes de cada território, para assegurar que o acesso seja oportunizado a elas durante todo o ano”, alerta Ana Catarina, informando que o Ministério da Saúde inviou para Pernambuco, nesta campanha nacional de vacinação, mais de 3,5 milhões de doses da vacina contra a gripe.

Via Folha de Pernambuco.

Artigos relacionados