Pernambuco autoriza municípios a aplicarem segunda dose da vacina bivalente contra Covid-19; veja grupos contemplados

Estado teve aumento de 800% no número de casos em novembro. Medida segue recomendação do Ministério da Saúde após alta no Ceará. No Recife, prefeitura diz que doses já estão disponíveis.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) publicou, nesta quarta-feira (6), uma nota técnica autorizando os municípios a aplicarem uma segunda dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19. A medida tem como público-alvo pessoas com 60 anos ou mais e pacientes imunossuprimidos a partir dos 12 anos que tenham recebido a última dose de imunizante há, no mínimo, seis meses.No Recife, a prefeitura informou que as doses já estão disponíveis. A lista dos locais de imunização pode ser consultada na internet.

A autorização foi dada dias após o estado registrar um aumento de quase 800% no número de casos da doença em novembro.De acordo com o documento, a nova recomendação da SES segue uma orientação do Ministério da Saúde, que, nos últimos dias, registrou alta de notificações no Ceará, onde foi identificada a circulação de novas subvariantes da ômicron.Atualmente, para receber a vacina bivalente – que protege tanto das primeiras variantes do vírus, quanto da ômicron e subvariantes -, é necessário ter tomado, ao menos, as duas primeiras doses de vacina contra a Covid-19 há, no mínimo, quatro meses.

O imunizante é oferecido para a população maior de 18 anos e pessoas acima de 12 anos que tenham comorbidades.A nota técnica informa que, além do segundo reforço da bivalente, é importante reforçar as medidas não farmacológicas, como a higienização das mãos e o uso de máscara por pessoas com sintomas respiratórios, “para evitar possíveis riscos da Covid-19 e suas sequelas”.Doses disponíveis no RecifeProcurada pelo g1, a Secretaria Municipal de Saúde informou que as doses da vacina bivalente já estão disponíveis nos locais de vacinação da cidade. Segundo a instituição, o município tem 170 salas de vacina.

Entre os pontos de imunização, estão os postos localizados nos shoppings Recife, Tacaruna, RioMar e Boa Vista, que funcionam todos os dias da semana das 9h às 19h. Também há aplicação de doses no Centro Médico Senador Emírio de Moraes, no bairro de Casa Forte, de segunda a sexta, das 8h às 18h.Já nos fins de semana, a gestão municipal disse que monta pontos itinerantes em locais de grande circulação de pessoas.

Cobertura vacinal baixaPrincipal forma de combater a disseminação do vírus da Covid-19, a cobertura vacinal com a bivalente segue muito baixa em Pernambuco. Segundo dados da SES, apenas 12,86% da população com idade a partir dos 18 anos tomou a vacina.Ainda de acordo com a secretaria, a taxa de cobertura vacinal é maior que 80% somente na primeira e na segunda doses, com 92,42% e 85,12% de pessoas vacinadas, respectivamente.Números divulgados pela SES nesta semana mostram que o estado tem registrado um aumento no registro de casos de Covid-19.

Entre a primeira e a última semanas de novembro, o quantitativo de diagnósticos positivos para a infecção subiu de 89 para 776, um aumento de mais de 770%.

Via G1 Pernambuco.

Artigos relacionados