Pernambucano procurado por tráfico e homicídio é preso na Bolívia em operação internacional

Criminoso fugiu de presídio em Limoeiro em 2020, junto com outros 26 homens.

Um pernambucano de 29 anos foi preso em La Paz, capital da Bolívia, na quinta-feira (12). Ele era foragido da Justiça brasileira e tinha três mandados de prisão em aberto por homicídio e tráfico de drogas. Em 2020, ele havia fugido da Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra, localizada em Limoeiro, no Agreste pernambucano.

O homem esteve preso entre janeiro de 2014 e julho de 2020, quando fugiu da unidade junto com outros 26 criminosos. Ele é investigado por crimes praticados em Paulista, no Grande Recife.De acordo com a Polícia Civil, a operação que resultou na captura do foragido foi coordenada em conjunto entre os escritórios brasileiro e boliviano da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol).

A ação foi baseada em investigações da Polícia Civil de Pernambuco, através do Núcleo de Inteligência do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (Dintel), com o apoio adicional da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Pernambuco (Ficco) e de representantes da Polícia Federal em La Paz.

O g1 perguntou à Polícia Civil se o homem vai ser deportado e se há previsão para que isso aconteça, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

A fuga aconteceu após a explosão de um muro da penitenciária junto com a parte interna de um pavilhão próximo de onde foram detonados os explosivos. O então secretário executivo de Ressocialização de Pernambuco, Cícero Márcio, comentou à época que o grupo continha criminosos de alta periculosidade.

Via G1 Pernambuco.

Artigos relacionados