Passaporte da vacina: Paulo Câmara publica decreto que exige comprovante vacinal em órgãos públicos de Pernambuco

Medida estava prevista para começar na quarta-feira (1º), mas só entrará em vigor na segunda (6). Decisão de cobrar o comprovante das duas doses é para proteger as pessoas, segundo estado.

A exigência da comprovação do esquema vacinal completo contra a Covid-19 para entrar em repartições públicas de Pernambuco, programada para começar na quarta-feira (1º), foi adiada para a segunda (6). O anúncio foi feito nesta terça-feira (30) pelo governo, que não explicou o motivo do adiamento da exigência do “passaporte da vacina“.

A decisão de cobrar o comprovante das duas doses da vacina contra o novo coronavírus, segundo o governo, é para proteger as pessoas que moram em Pernambuco e também para estimular a vacinação.

Entram nesta regra repartições públicas, como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), além do Centro de Convenções, em Olinda, e museus, como o Cais do Sertão e o Museu do Estado.

A exigência é para funcionários e para o público em geral. Exigência também será feita nos hospitais públicos estaduais. Os acompanhantes de pacientes precisam estar com a vacinação em dia.

Todos vão ter que apresentar o cartão de vacinação impresso, entregue pelos municípios, ou o cartão disponível para celular, no site do Conecte Sus.

O decreto com todas as regras para cumprimento da norma será publicado na edição de quarta-feira (1º) do Diário Oficial do Estado.

Os eventos fechados em Pernambuco, desde a segunda (19), também são realizados apenas para quem tiver tomado as duas doses do imunizante contra a Covid-19. Com isso, a quantidade permitida de público em eventos subiu para 7,5 mil.

Em entrevista no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do estado, na área central do Recife, na quinta-feira (25), o secretário estadual de Saúde, André Longo, destacou que 590.103 ainda pernambucanos estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em atraso, o que preocupa os especialistas.

Covid em Pernambuco

O governo de Pernambuco confirmou, nesta terça-feira (30), mais 230 casos do novo coronavírus. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou oficialmente novas oito mortes provocadas pela Covid-19.

Via G1

Artigos relacionados