Ovos de Páscoa já dão as caras nos supermercados

Tão logo o carnaval sai de cena, o varejo inicia a roupagem da Semana Santa. A indústria de chocolate já começou a distribuição.

Nem precisou encerrar a folia do Carnaval para o novo eixo econômico já entrar na mira do comércio.

Os ovos de Páscoa já ganharam as prateleiras das lojas da Região Metropolitana do Recife, de olho em consumidores que têm a chance de antecipar suas compras e, ainda, aproveitar condições facilitadas de pagamento para levar mais no carrinho. De acordo com a Associação Pernambucana de Supermercados (APES), a projeção para 2024 é de crescimento entre 5% e 10% nas vendas.Este ano, a data é celebrada em 31 de março, faltando mais de 45 dias para seu ponto mais alto.

Conforme dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o faturamento do item, que segue a encher os olhos de crianças e adultos, foi na ordem de R$ 2,5 bilhões no varejo brasileiro, em 2023. “Apesar de o chocolate ser comercializado a qualquer momento, esta venda agora dos ovos têm uma natureza sazonal.

É um produto que não resiste ao calor e precisa de um armazenamento bem mais cuidadoso. Trazê-los mais cedo para os clientes é uma aposta acertada, dando a chance de as pessoas se programarem melhor”, explica o presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto.

A categoria já dispõe de estoques reforçados e os chocolates devem imperar ainda mais nos próximos dias. A cautela deve prevalecer para evitar as compras por impulso, afastando o endividamento. “A Páscoa é sempre uma época boa para vendas. Os itens como peixes, bacalhau e vinhos também estão entre os mais procurados no período.

Neste ano, algumas indústrias já iniciaram a entrega dos ovos de chocolate e, com o fim do carnaval, as lojas começam a se vestir. É uma antecipação que ajuda a evitar a última hora”, reforça a direção da APES.Mais tempo no calendário também é uma estratégia do comércio, que almeja atenuar os intervalos entre as datas comemorativas.

Na Avenida Agamenon Magalhães, um dos principais corredores de circulação da Capital, os ovos de Páscoa já formam passagens coloridas em uma grande rede de supermercados, localizada no Parque Amorim. “Eu fiquei surpresa em já encontrar chocolates por aqui e, pelo que olhei, já parecem mais caros.

A pressão para comprar vai começar mais cedo lá em casa”, brincou a fisioterapeuta, Luciana Oliveira, 32, ao lado da filha Letícia, 8, que não tirava os olhos das guloseimas.Não é diferente em outra rede atacadista, desta vez na Avenida Pan Nordestina, no Guadalupe, em Olinda. Por lá, grande parte dos itens já estão à mostra, mas ainda estão sendo etiqueta.

Via Diário de Pernambuco.

Artigos relacionados