Número de pessoas com sintomas da Covid-19 em PE mais do que dobra nos dois últimos meses, diz IBGE

A PNAD Covid, divulgada nesta quarta-feira (23), aponta que Pernambuco também teve a maior alta de desemprego registrada desde maio de 2020.

Entre outubro e novembro deste ano, mais que dobrou o número de pessoas com sintomas conjugados da Covid-19, em Pernambuco. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD Covid), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado também teve a maior alta de desemprego registrada desde de maio de 2020.

Segundo o IBGE, em outubro, 23 mil pessoas (0,2% da população) afirmaram sentir pelo menos um dos três sintomas conjugados que são analisados pelo levantamento. São eles: perda de olfato ou paladar; febre, tosse e dificuldade de respirar; e febre, tosse e dor no peito. Em novembro, esse número subiu para 50 mil pessoas (0,5% da população).

Desse total, apontou a pesquisa, 42,8% pessoas procuraram unidades de saúde. O IBGE também mostrou que Pernambuco saiu da última posição nos estados que menos fizeram testes para o novo coronavírus e foi para a penúltima colocação, ficando atrás do Acre.

Segundo o instituto, essa foi a primeira vez que Pernambuco deixou o último lugar na lista nacional desde o mês de julho, quando o levantamento começou a incluir esse dado. Do início da pandemia, em março, até novembro, 892 mil pessoas fizeram algum dos tipos de testes para detectar o novo coronavírus, no estado.

APLICATIVO – Já está disponível para download o novo aplicativo para celular do Blog do Elvis. Para baixar, basta acessar a loja Google Play Store no seu celular e clicar em “Instalar“. O aplicativo é bem leve e requer poucos megabytes livres no seu smartphone.

Quer receber notícias do Blog do Elvis no seu celular? Acesse o link e entre no grupo do Blog do Elvis no WhatsApp!

Via G1 Pernambuco

Artigos relacionados

Deixe um comentário