Número de desaparecidos cresce em Pernambuco: Agreste e Sertão do estado somam mais de 700 casos

Dados foram divulgados pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco no comparativo com os anos de 2021 e 2022.

O número de desaparecidos cresceu em todo o estado de Pernambuco ao longo do ano de 2022, de acordo com dados da Secretaria de Defesa Social (SDS). Em todo o estado foram registrados 2.663 casos de desaparecimento. O número é superior ao de 2021, quando foram contabilizados 2.468. No interior do estado, nas regiões do Agreste e Sertão, os números também chamam atenção, ao longo do ano de 2022 foram contabilizados 797 casos.

Em Caruaru, Agreste de Pernambuco, Maria Aparecida procura pelo pai Caetano há dois anos. A família espalhou cartazes por toda a região na época, procurou ajuda, mas até a presente data ele não foi localizado.

O pai de Aparecida foi visto pela última vez em uma rua da Vila Murici, zona rural do município, onde ele morava com a família. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil também foram acionados no caso, mas até o momento a vítima não foi localizada.

Caetano está desaparecido há dois anos em Caruaru. — Foto: Reprodução / Tv Asa Branca

“Ele saiu de casa dizendo que ia numa rua próxima como de costume e nunca mais voltou. Por volta das cinco horas da tarde do dia, nós sentimos a falta dele, procuramos ele, mas não localizamos. No dia seguinte prestamos queixa, fomos até a delegacia, mas sem sucesso”, disse a filha Maria Aparecida.

Número de desaparecidos no Agreste e Sertão do estado passam de 700 casos. — Foto: Reprodução / Tv Asa Branca

Quem também passa pelo mesmo drama são os familiares de Antônio da Silva Melo, de 49 anos. Ele morava no bairro Tancredo Neves, mas conhecido como bairro da Cohab, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.

Antônio está desaparecido desde o dia 28 de janeiro de 2022. — Foto: Divulgação

Antônio está desaparecido desde o dia 28 de janeiro de 2023. A família já registrou um boletim de ocorrência, mas até o momento não há notícias sobre a localização dele. Qualquer informação pode ser repassada a família por meio do telefone de José Claudio, irmão de Antônio: (87) 98868-9261.

No Agreste de Pernambuco, a população pode contar com o apoio do Disque Denúncia para tentar localizar as vítimas desaparecidas. Segundo a Coordenadora da unidade, Janeilda Rodrigues, sempre que solicitado, o órgão promove campanhas com o objetivo de localizar e encontrar pessoas desaparecidas.

Não existe um tempo determinado para que se procure um órgão de segurança pra informar sobre aquele desaparecimento. Quando falamos de crianças e adolescentes, existe uma lei que dá esse respaldo, a lei da busca imediata, que permiti que os familiares possam acionar a polícia para procurar a criança ou adolescente desaparecido no exato momento”.

É possível entrar em contato com órgão dos meios seguintes telefones: (81) 3719-4545, que funciona de 7h às 19h de segunda a sábado, pelo WhatApp do Disque Denúncia Agreste, (81) 98256-4545 ou pelo site disquedenunciape.com.br.

Via G1 Pernambuco.

Artigos relacionados