Nota de falecimento do senhor Zeferino Ferreira de Lima

Faleceu na madrugada desta quarta-feira, dia 28/09/2022, o Sr.
ZEFERINO PEREIRA DE LIMA (MAESTRO ZEFERINO), na Cidade de Cícero Dantas-BA.

Filho de Manoel Joaquim da Silva e Josefa Florência da Silva. (Em memória)

Zeferino Pereira de Lima, nasceu em 29 de agosto 1929, natural de Santa Cruz do Capibaribe-PE.

Iniciou seus estudos musicais aos 16 anos de idade, na Banda de Música Novo Século, na cidade de Santa Cruz.

Em 1964, aos 35 anos de idade, assumiu sua 1ª Regência na Banda de Música Nova Euterpe, da cidade de Caruaru-PE, sob a indicação do seu antecessor, o Maestro Capitão Casaquinha.

Em 1975, aos 46 anos, através do Senhor Pedro Nascimento dos Santos (Botinha), passou a ser o regente da Filarmônica Santa Cecília, na cidade de Cícero Dantas-BA.

No período de 1979 a 1981, a Filarmônica Santa Cecília, sob sua regência, participou de diversos Festivais no Estado da Bahia, especificamente nas cidades de Irará, Santo Antônio de Jesus, Riachão do Jacuípe, Ibicaraí, Ilhéus, Irecê, Jacobina, em Salvador, na Praça do Campo Grande, e na emissora de televisão – Itapoã, sendo classificada dentre as melhores Filarmônicas participantes dos festivais, fincando na 4ª colocação por 02 vezes.

Além da Filarmônica Santa Cecília, o maestro Zeferino conduziu as Filarmônicas das cidades de Ribeira do Pombal-BA, Nova Soure-BA, Jeremoabo-BA e Riachão do Dantas-SE.

Em março de 1993, aos 64 anos, através do Senhor João Barros da Rosa, passou a ser regente da Filarmônica Nelson Barros da Rosa, em nosso município.

Sob sua regência, a Banda Filarmônica do município de Floresta-PE, denominada Nelson Barros da Rosa, participou de vários encontros de Bandas e, em 1995, na cidade do Recife-PE, foi muito aplaudida pela sua brilhante apresentação ao executar a Valsa Onda de Danúbio.

Em janeiro de 1998, com a idade de 69 anos, participou de um curso de regência na cidade de Petrolina-PE, promovido pela Secretaria do Trabalho e Ação Social de Pernambuco, para aperfeiçoamento de sua arte, onde destacou-se regendo a música Amigos para Sempre, cujo arranjo musical da peça foi de sua autoria.

Permaneceu a frente da Filarmônica Nelson Barros da Rosa, do ano de 1993 a 2013, dedicando assim, 20 anos de sua vida, ensinando a arte musical para os cidadãos florestanos.

Atualmente, o Maestro Zeferino, residia na cidade de Cícero Dantas-BA, onde encerrou suas funções, na Banda Filarmônica Nossa Senhora do Bom Conselho, a qual possuiram o privilégio de tê-lo novamente como mestre da arte da música.

Ao todo somaram-se mais de 55 anos de serviços prestados como regente de filarmônica, proporcionando o ensino da música às crianças, jovens e adultos, descobrindo novos talentos e mantendo viva a cultura musical.

Contraiu matrimônio por duas vezes e construiu uma grande família de 9 filhos:

Do primeiro relacionamento concebeu 3 filhos:
*Vânia Lúcia de Souza Lima;
*Marta Valéria de Souza Lima; e
*Jadilson de Souza Lima.

Já no segundo casamento, desta vez com a Sr.ª Josina Maria de Souza Lima, concebeu 6 filhos:
*Edmilson Pereira de Souza;
*Adriana Pereira de Souza Silva;
*Vanuza Pereira de Souza;
*Ademir Pereira de Souza;
*Sandra Pereira de Souza; e
*Flávio Pereira de Souza.

Todos os filhos concebidos do matrimônio com sua esposa Josina, inclusive o seu neto, Israel Antônio de Jesus Júnior e o seu filho do primeiro relacionamento, Jadilson de Souza Lima, seguiram na arte musical que aprenderam com o seu patriarca.

Zeferino amava a música e dedicou sua vida a ensinar essa arte.
Deixou para toda família um grande orgulho pelo homem que foi, um professor muito querido e amado pelos seus alunos, por todas as cidades onde disseminou seus conhecimentos.
Será para sempre lembrado pelo legado que deixou.
Para a família, parentes, amigos e alunos, resta apenas a dor e vazio da saudade eterna.
Que Deus conceda o descanso eterno ao maestro Zeferino, e o receba de braços abertos.

Artigos relacionados