Mulheres resgatam a profissão de vaqueira percorrendo as ruas de Serra Talhada, PE

Na manhã desse domingo (23), aconteceu a 1ª Cavalgada Feminina de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. Percorrendo 16 km da zona urbana até a zona rural, as mulheres relembraram a profissão de vaqueira na cidade.

O evento organizado por Érica Inácio movimentou a capital do xaxado através da beleza feminina e quebra de paradigmas. As mulheres são amantes da pega de boi (vaquejada) e realizaram o evento reunindo cerca de mil pessoas.

A vaquejada começou às 6h da manhã próximo a UPA-E e seguiu passando pela Estação Cultural até a Praça Sérgio Magalhães. Em seguida, foram para Fazenda Barra, depois atravessaram o Rio Pajeú até chegar nas Granjas (Bar do Ronaldo).

cavalga 4

TRAMITAÇÃO NO STF

A vaquejada, considerada prática esportiva dos vaqueiros nordestinos está na berlinda e pode ser proibida no país, assim como foi a “farra do boi” em Santa Catarina.

O Supremo Tribunal Federal vai analisar este ano uma lei do Estado do Ceará que tipifica a vaquejada como um esporte. Lá houve manifestações em contrário e por isso mesmo houve recurso popular contra a lei. O recurso foi parar no STF.

A matéria deve ser analisada ainda no primeiro semestre deste ano. Se por acaso o Supremo entender que a lei é inconstitucional a vaquejada deverá ser proibida, o que frustrará uma legião de admiradores dessa competição que, para muitos, é pura diversão e lazer, enquanto para outros se trata de puro maus tratos aos animais.

Fonte: Ancora do Sertão

Artigos relacionados

Deixe um comentário