Médico chama diretora de hospital de “burra” e caso repercute nas redes sociais em Floresta, PE; Prefeitura responde

Dr. Lourival Rodrigues fez diversas críticas à instituição que se defendeu nesta sexta

Uma postagem feita pelo pré-candidato a prefeito e médico ginecologista, Dr. Lourival Rodrigues, deu o que falar nas redes sociais nessa sexta-feira (5). Citando uma frase de Mark Twain, Lourival (que hoje é médico da rede particular) criticou a decisão da diretora da unidade de saúde, Ana Maria Ferraz, por não autorizar a realização de um procedimento cirúrgico no Hospital Municipal de Floresta, no Sertão de Pernambuco.

“Hoje por mais uma vez a Gestora (se é que assim se pode dizer) do Hospital Álvaro Ferraz Ana Maria Ferraz me impediu de operar uma gestante, a gestante é Kaline Pereira da Silva Araújo, serve como testemunha; pensei em ir até lá e explicar a mesma os meus direitos, mas resolvi seguir o conselho acima, NÃO DISCUTIR COM PESSOAS BURRAS…”, escreveu o médico, que já anunciou sua pré-candidatura a prefeito na cidade de Floresta.

O médico ainda usou como base da sua defesa, o artigo nº 5 da Contituição Federal que enuncia: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (…)
XIII – É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”, escreveu Lourival numa rede social.

Em uma segunda postagem feita também nesta quinta-feira (5), o médico Lourival Rodrigues disse estar preparando uma denúncia contra a gestora do Hospital Coronel Álvaro Ferraz, Ana Maria Ferraz, junto ao Ministério Público Federal. “Pessoas que também vem sofrendo com os desmandos, abuso de autoridade, vítimas de não atendimento no referido hospital, dentre outras coisas e quiserem fazer uma denúncia em conjunto, favor me procurar no consultório de segunda a sexta. Já estou com advogado constituído. Façam exercer seus direitos. Como está não pode continuar.”, continuou a escrever Lourival.

Em resposta às críticas de Lourival Rodrigues, a Prefeitura Municipal de Floresta emitiu uma nota de esclarecimento. Segundo o texto, “a inexistência de vínculo empregatício dele com este Município impossibilita a realização de procedimentos eletivos por ele ou qualquer outro profissional, principalmente quando as demandas são particulares e originárias do seu consultório, como no caso em questão”.

Ainda segundo a prefeitura, “a visita social e o acolhimento as pacientes referenciadas pelo médico em questão nunca foram negadas. Muito embora, os inúmeros episódios de desacato às enfermeiras, técnicas em enfermagem que atuam na Maternidade, assim como da equipe de apoio e gestão municipal como um todo, os episódios de baderna e gritaria provocados por Dr. Lourival Rodrigues levaram a gestão da unidade de saúde, no uso de suas atribuições e competências legais, a tomar sérias decisões quanto a essas condutas e a circulação do médico no Hospital”, diz a nota da prefeitura.

Leia a nota de Lourival Rodrigues na íntegra:

Gostaria de iniciar esta postagem citando Samuel Langhorne Clemens, mais conhecido pelo pseudônimo Mark Twain que dizia:
NUNCA DISCUTA COM PESSOAS BURRAS, ELAS VÃO TE ARRASTAR AO NÍVEL DELAS E GANHAR DE VOCÊ POR TEREM MAIS EXPERIÊNCIA EM SEREM IGNORANTES.
Hoje por mais uma vez a Gestora (se é que assim se pode dizer) do Hospital Álvaro Ferraz Ana Maria Ferraz me impediu de operar uma gestante, a gestante é Kaline Pereira da Silva Araújo, serve como testemunha; pensei em ir até lá e explicar a mesma os meus direitos, mas resolvi seguir o conselho acima, NÃO DISCUTIR COM PESSOAS BURRAS …, da primeira vez prestei queixa ao Ministério Público Estadual, acredito que foi infrutífero. Desta vez irei ao Ministério Público Federal em Serra Talhada, visto que a verba do SUS é Federal. Resolvi não ir até o Hospital também porque ultimamente a policia tem ido tanto lá, com tantas queixas do povo, que vou dá uma folga a ela. Mas que ela fique ciente que ao me impedir ela cometeu um crime contra a Constituição Federal no seu artigo 5º que enuncia enuncia: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (…)
XIII – É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”. Estou preparando a denúncia contra a Gestora do Hospital Álvaro Ferraz, Ana Maria Ferraz, junto ao Ministério Público Federal . Pessoas que também vem sofrendo com os desmandos, abuso de autoridade, vítimas de não atendimento no referido hospital, dentre outras coisas e quiserem fazer uma denúncia em conjunto, favor me procurar no consultório de segunda a sexta. Já estou com advogado constituído. Façam exercer seus direitos. Como está não pode continuar.

O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética… O que me preocupa é o silêncio dos bons.
Martin Luther King

Leia a nota da Prefeitura de Floresta-PE na íntegra:

A Prefeitura Municipal de Floresta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Coronel Álvaro Ferraz, no seu pleno direito de resposta diante das irresponsáveis e mentirosas publicações nas redes sociais; inúmeros episódios de invasão, desacato ao servidor público e condutas antiéticas do médico Lourival Rodrigues de Barros Neto; vem através deste esclarecer a população florestana dos reais fatos ocorridos.
Primeiramente, cabe mencionar que não compreendemos em qual momento impedimos o acesso do referido médico a direitos constitucionalmente garantidos, uma vez que o mesmo deve ser sabedor que a inexistência de vínculo empregatício dele com este Município impossibilita a realização de procedimentos eletivos por ele ou qualquer outro profissional, principalmente quando as demandas são particulares e originárias do seu consultório, como no caso em questão. A visita social e o acolhimento as pacientes referenciadas pelo médico em questão nunca foram negadas. Muito embora, os inúmeros episódios de desacato às enfermeiras, técnicas em enfermagem que atuam na Maternidade, assim como da equipe de apoio e gestão municipal como um todo, os episódios de baderna e gritaria provocados por Dr. Lourival Rodrigues levaram a gestão da unidade de saúde, no uso de suas atribuições e competências legais, a tomar sérias decisões quanto a essas condutas e a circulação do médico no Hospital.
No caso recente, a gestante foi encaminhada sem qualquer formalidade e não apresentava quaisquer sinais de trabalho de parto ou indicação de cesariana, tendo em vista as recomendações do Ministério da Saúde.
Nossa missão é a de garantir assistência em saúde de qualidade aos florestanos e florestanas, em momento nenhum nos negamos a isso, uma vez que o Hospital Municipal dispõe de equipamentos e equipe para acolher gestante nessa fase do ciclo gestacional. Estaríamos agindo contra os princípios éticos e legais se autorizássemos que alguém se utilizasse da máquina pública em favor de suas questões pessoais.
Reafirmamos que distorcer os fatos e a lei na tentativa de polemizar e possibilitar o uso indevido dos equipamentos e instrumentos públicos é de fato o que configura a ilegalidade dos atos cometidos por Dr. Lourival Rodrigues. Aproveitamos a oportunidade para divulgar que todos os procedimentos realizados no Hospital Municipal Coronel Álvaro Ferraz são gratuitos a população em geral, sendo permanente proibido a cobrança de qualquer procedimento como, por exemplo, consultas “particulares” com intervenção em nosso hospital.
Certo do nosso compromisso com o melhor serviço público a população florestana, entendemos por bem coibir condutas danosas em nosso ciclo de funcionalismo público. Ricardo Ferraz
Prefeito

Aureliano Gonçalves Filho
Secretário Municipal de Saúde

Ana Maria Ferraz Silva

Diretora do Hospital Coronel Álvaro Ferraz.

Via Blog do Elvis/NE10

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Se não me falha a memória esse mesmo médico teve problemas tentando atender pelo SuS cobrando consulta particular em Serra, está corretissima a prefeitura….

  2. o erro disso tudo foi Ricardo Ferraz.
    colocar pessoas incapazes na gestão.

Deixe um comentário