Medalhista olímpico entra em contato com projeto social criado por florestano

O Projeto Carcará em Petrolina foi contatado pelo medalhista olímpico de voleibol da geração de prata, Marcus Vinicius; ponteiro de seleção brasileira de 1984 a pedido de uma Organização Internacional na Europa que incentiva o voleibol.


O Projeto Carcará foi criado em 2016 por um Policial Militar da Bahia, pernambucano, natural de Floresta e que mora em Petrolina há 14 anos. Paulo Maciel é estudante de educação física pela UNIVASF, se envolveu com esportes desde os 17 anos, foi educador e teve formação para articulação de projeto sociais, foi voluntário de programas esportivos e no programa Projetos Férias nas Escolas na GRE Floresta quando atuou na educação.

Em 2016 já em Petrolina foi condutor da tocha olímpica Rio 2016, escolhido pela Nissan Brasil através de um relato de luta e superação relacionado ao esporte.

O educador desenvolve um trabalho socioesportivo voluntário com voleibol há mais de 5 anos no Parque Municipal Josepha Coelho; PROJETO CARCARÁ, com prática semanal entre público diverso, passando pela iniciação, condicionamento, aperfeiçoamento e a prática do voleibol no formato esporte lazer.

O Projeto Carcará é gratuito e sem fins lucrativos e de ocupação de espaços públicos. Além da prática organizada dispõe de jovens participando de competições amadoras de voleibol na região em quadra (indoor) e areia. Também mobiliza os integrantes do projeto em ações solidárias e fazem parte da Plataforma Transforma Petrolina.

Após tentativa de contato, no mês de novembro com uma organização internacional na Europa que mobiliza voluntariado e iniciativas exemplares em todo mundo, foi enviado um relato da experiência local, êxitos, expectativas, lutas e frustrações. A organização Internacional com sede na Holanda retornou contato em menos de 8 horas informando ter interesse sobre o projeto e na possibilidade de conhecer melhor, marcando uma vídeo chamada. No entanto, foram informados que ninguém do Projeto Carcará falava inglês e o diretor da organização internacional incumbiu um ex-atleta ilustre para fazer o contato com o Projeto e ter uma conversa especial em nome deles.

Marcus Vinicius foi atleta da seleção brasileira de voleibol, a famosa geração de prata que se tornou o divisor de águas do que era o voleibol no Brasil antes deles e o que é hoje. Foi diretor do executivo Comitê Olímpico Brasileiro (2009-2016). O ponteiro da seleção fez parte na conquista da medalha pela segunda colocação nos Jogos Olímpicos de 1984, Los Angeles, nos Estados Unidos. Hoje é empresário de sucesso, com formação internacional e fundador de empresa de marketing esportivo.

O detalhes do conteúdo da conversa que ocorreu neste domingo (05) não foram revelados. Porém, o coordenador do Projeto relata que todos os integrantes do projeto estão muito felizes. Isso é resultado do esforço que é dedicado ao esporte e na mobilização de pessoas para práticas saudáveis que influenciam significativamente na saúde delas; no combate ao sedentarismo, problemas cardiovasculares, obesidade e fatores relacionado a cooperação e inter-relações sociais harmônicas e no combate a violência e as drogas.

O que nos impressionou foi a rapidez com o retorno e curiosidade sobre a gente. Foi sem grandes pretensões. Na verdade foi um desabafo, porém, estamos muitos felizes com essa visibilidade e o interesse da organização em conhecer melhor a gente e a forma que mobilizamos o social que alcança crianças, jovens e adultos para práticas saudáveis e acessível a todos. não recusamos ninguém, quem chega é sempre bem-vindo!

Via Blog do Elvis

Artigos relacionados