Lula e Alckmin já têm gabinetes de transição em Brasília

Governo Bolsonaro preparou espaço no CCBB da capital com gabinetes, salas de reunião e de trabalho. Lula se reúne em SP com aliados para discutir próximos compromissos

Governo Bolsonaro preparou espaço no CCBB da capital com gabinetes, salas de reunião e de trabalho. Lula se reúne em SP com aliados para discutir próximos compromissos

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) já têm onde trabalhar em Brasília durante a transição de governo. A montagem dos gabinetes para o presidente e o vice no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) foi concluída.

O secretário de Administração da Secretaria-Geral da Presidência, Clovis Curado, informou ao g1 que a estrutura destinada ao processo de transição já está apta a receber a equipe de Lula. A imprensa ainda não foi autorizada a fazer imagens das salas.

Lula deve conhecer o espaço ainda nesta semana. O presidente eleito está em São Paulo, onde se reúne com auxiliares e aliados na manhã desta segunda para definir a agenda dos próximos dias.

Os nomes escolhidos pela chapa devem trabalhar no CCBB, espaço que recebe as equipes de transição desde a primeira eleição de Lula em 2002. O local, que ao longo do ano recebe shows e exposições culturais, fica a sete quilômetros do Palácio do Planalto e já foi utilizado em outras ocasiões para abrigar a transição de governo.

Curado informou que, até o momento, a estrutura que será usada pela equipe da transição oferece:

  • gabinete para o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva;
  • gabinete para o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin;
  • 15 gabinetes para outras autoridades;
  • 4 salas de reunião;
  • espaço de coworking com 39 posições;
  • 91 computadores.

A equipe de transição será coordenada por Geraldo Alckmin. Por lei, o futuro governo tem direito a 50 cargos remunerados para a equipe de transição, mas também pode contar com trabalhadores voluntários.

Os escolhidos serão anunciados e nomeados nesta semana. Esse time receberá informações oficiais da administração pública e preparará as medidas da nova gestão. Até a manhã desta segunda, apenas Alckmin tinha sido nomeado formalmente no Diário Oficial da União.

Nesta segunda foram ao CCBB técnicos ligados ao PT, que devem dar apoio na transição, para as primeiras reuniões de trabalho no local.

A estrutura é preparada por integrantes do governo de Jair Bolsonaro, derrotado por Lula na eleição presidencial. Ainda será montado um espaço para entrevistas coletivas.

O espaço utilizado pelos jornalistas em 2018 – na transição de Michel Temer (MDB) para Bolsonaro – ficou reservada neste ano para a Polícia Federal.

A equipe responsável pela segurança de Lula durante a campanha visitou o CCBB na sexta-feira (4), mesmo dia em que a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o ex-senador Aloizio Mercadante (PT-SP) estiveram no local.

CCBB, em Brasília, se prepara para receber equipe de transição do governo

CCBB, em Brasília, se prepara para receber equipe de transição do governo

Semana de reuniões

A expectativa é de que Lula estreie a estrutura da transição ainda esta semana, na sua primeira viagem a Brasília após a vitória na eleição.

O presidente eleito se reúne às 10h desta segunda em um hotel em São Paulo com integrantes da sua equipe de transição. A reunião deve definir a agenda do petista.

Em Brasília, Lula pretende visitar:

  • o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL);
  • o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG);
  • a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber; e
  • o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

Já para a próxima semana, está prevista a ida de Lula ao Egito para participar da Conferência do Clima organizada pelas Nações Unidas (ONU), a COP 27.

Via G1.Globo.com.

Artigos relacionados