Jogos Paralímpicos serão disputados sem torcedores por situação sanitária

Apenas 37% da população japonesa está completamente vacinada

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio serão disputados praticamente a portas fechadas, anunciou nesta segunda-feira (16) o comitê organizador, a apenas oito dias da cerimônia de abertura, uma decisão que já era esperada devido aos números recordes de casos de covid-19 registrados no Japão.

Diante da situação, “serão adotadas medidas mais estritas para as competições que acontecerão nos departamentos que atualmente estão sob estado de emergência, incluindo a ausência de espectadores”, afirmou o comitê organizador em um comunicado conjunto com o Comitê Paralímpico Internacional (CPI), o governo japonês e a cidade de Tóquio.

A medida para os Jogos Paralímpicos (24 agosto-5 setembro) é similar à adotada para os Jogos Olímpicos, que terminaram em 8 de agosto e nos quais 98% dos eventos foram disputados com portões fechados – o público foi permitido apenas nos departamentos relativamente afastados da capital.

Os alunos de escolas locais, no entanto, poderão acompanhar determinadas competições a pedido das autoridades ou dos colégios, com o objetivo de avançar para uma sociedade mais inclusiva”, afirma o comunicado.

O Japão vive desde o fim de junho a quinta e pior onda de coronavírus até o momento, com recordes de infecções registrados regularmente em Tóquio e a nível nacional, provocada essencialmente pela variante Delta, mais contagiosa.

A campanha de vacinação, que começou muito tarde no país, acelerou nas últimas semanas, mas apenas 37% da população está completamente vacinada, a menor taxa entre os países do G7.

Diante do agravamento da situação sanitária antes dos Jogos Olímpicos, o governo japonês decretou em meados de julho o estado de emergência em parte do país, incluindo sua capital, pela quarta vez desde o início da pandemia.

Mas o estado de emergência, que deve ser prolongado na terça-feira até meados de setembro e ampliado geograficamente, segundo a imprensa local, parece cada vez menos eficaz: os casos diários de covid-19 não param de aumentar e superaram pela primeira vez a marca de 20.000 a nível nacional na sexta-feira e sábado.

Também alcançaram um número recorde na sexta-feira em Tóquio, onde quadruplicaram em três semanas.

A organização dos Jogos afirma, no entanto, que a onda de infecções, que começou várias semanas antes do evento esportivo, não está relacionada com as Olimpíadas.

Os quase 4.400 atletas esperados em Tóquio para os Jogos Paralímpicos serão submetidos a medidas exigentes, com testes diários de covid-19 e restrições de deslocamentos.

Via Folha de Pernambuco

Artigos relacionados