Jogador indígena do Vasco da Tribo Pankararu, ganha destaque em reportagem da TV Globo; Veja vídeo

O Clube de Regatas Vasco da Gama contratou, para seu time profissional, o indígena Cauan Lucas, da etnia Pankararu, do estado de Pernambuco, da Terra Indígena de mesmo nome, localizada entre os municípios de Tacaratu e Petrolândia. Jogando na posição de meio-campo, o jovem de 17 anos trouxe alegria e esperança para sua comunidade. Nesse domingo (12) o programa Esporte Espetacular exibiu uma reportagem exclusiva sobre o Cauan.

A reportagem apresentada pelo repórter Victor Andrade do Esporte Espetacular exibida neste domingo (12), mostrou a Aldeia Pankararu, a família do jovem atleta e a comunidade indígena que vibra a cada gol do jogador. 

História
Quando Cauan ainda era uma criança, Clécio, seu pai, o levou para a escolinha “Bom de Bola“, em Jatobá (PE), onde atuou na categoria sub-10 aos 7 anos. Após, o menino chegou a passar em testes nos clubes Bahia e Vitória, mas não foi integrado por não ter idade. Aos 13 anos, teve a oportunidade de ir para o Athletico-PR, porém acabou recebendo uma proposta do Primavera, do interior de São Paulo, que incluía um emprego de porteiro para seu pai.
Finalmente, quando jogava na categoria sub-15, um “olheiro” do Vasco o viu treinando e lhe fez o convite. “O vice-presidente do Primavera me ligou dizendo que eu teria que ir ao Rio de Janeiro porque o Vasco queria renovar e eu, automaticamente, disse que sim. Foi uma felicidade imensa. Uma emoção muito boa para nós da aldeia, para a minha família, os amigos dele. Então eu fui e, quando assinou o contrato, foi uma alegria imensa. A aldeia se abraçou toda lá, ficou muito feliz, todo mundo dando os parabéns. Foi uma felicidade enorme, nem sei nem como explicar”, declarou Clécio, em uma entrevista.

Pankararu
Os Pankararu tiveram sua terra homologada na década de 1990 e têm no ritual religioso “Toré” sua marca de identidade e resistência cultural. A principal atividade econômica da etnia é a agricultura do feijão, milho e mandioca, assim como o artesanato e a venda de pinha, produto típico da região.

Via Petrolândia Notícias

Artigos relacionados