HCP alerta para a prevenção do câncer neste ano de 2021

Ano novo, vida nova. Normalmente é assim que as pessoas encaram a chegada de um novo ano e, em 2021, não deve ser diferente. Novas metas, planos e promessas são pensados e os desejos para uma vida diferente são elaborados. Em relação à saúde, se alimentar melhor, fazer atividades físicas e diminuir a ingestão de álcool e cigarro estão entre as principais promessas que, muitas vezes, ao longo do ano, são deixadas de lado. O que muitos não sabem, ou sabem, mas preferem tomar outro caminho, é que seguir com esse compromisso pode aumentar as chances de uma vida sem câncer.

Câncer é o nome dado para o crescimento desordenado de células que resultam em mais de 100 diferentes tipos de doenças. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 80% e 90% dos casos de câncer estão ligados a causas externas, ou seja, os hábitos diários e o estilo de vida. Manter uma vida saudável é o principal meio de prevenção para a doença. Ainda segundo o INCA, 625 mil pessoas devem ser diagnosticadas por ano até 2022.

No mês de janeiro, em pleno verão, chama-se atenção para o câncer de pele, que tem o sol como principal fator de risco. A doença é o câncer mais frequente em ambos os sexos, devendo acometer neste ano 83.770 em homens e 93.160 em mulheres, representando 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. “Nós estamos diariamente expostos ao sol. Vivemos em um país tropical e próximo ao litoral, precisamos proteger nossa pele sempre. No caso da pele branca é recomendável que se utilize o protetor solar fator 30, repetindo a cada duas ou três horas. Já para peles pretas/negras ou marrons/pardas, o fator 15 é suficiente, mas, também deve ser reaplicado em intervalos curtos. A proteção pode ser complementada com boné, óculos de sol e camisa com proteção UV”, destaca a dermatologista do Hospital de Câncer de Pernambuco, dra. Mecciene Mendes.

Ainda em janeiro, a sociedade faz também um alerta para o câncer de colo do útero, correspondendo a mais de 16 mil novos casos por ano. O câncer nessa região está diretamente ligado com as infecções persistentes ocasionadas por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), transmitidas no ato sexual. “A prevenção primária para o câncer do colo do útero está ligada à diminuição do risco de contágio com as infecções causadas pelo HPV, por isso a importância da vacinação, que também promove imunização para outros tipos de câncer, em mulheres e homens”, ressalta o cirurgião oncológico do Hospital de Câncer de Pernambuco, Vandré Carneiro. A vacina é oferecida pelo SUS e indicada para meninas, entre 09 e 14 anos, e meninos, entre 11 e 14 anos, antes do início da vida sexual. Outros fatores de risco são: o início precoce da atividade sexual e o tabagismo.

APLICATIVO – Já está disponível para download o novo aplicativo para celular do Blog do Elvis. Para baixar, basta acessar a loja Google Play Store no seu celular e clicar em “Instalar“. O aplicativo é bem leve e requer poucos megabytes livres no seu smartphone.

Quer receber notícias do Blog do Elvis no seu celular? Acesse o link e entre no grupo do Blog do Elvis no WhatsApp!!

Via Portal Nayn Neto

Artigos relacionados

Deixe um comentário