Governadora Raquel Lyra demite chefe da Polícia Civil e comandante geral da Polícia Militar

A delegada Simone Aguiar e o coronel Tibério César dos Santos foram informados que serão substituídos na segunda-feira (22).

Com resultados insatisfatórios no combate à violência, a governadora Raquel Lyra decidiu fazer mudanças na cúpula da segurança pública de Pernambuco. Pouco mais de um ano após assumir o mais alto posto da Polícia Militar, o coronel Tibério César dos Santos será substituído. A delegada Simone Aguiar também está deixando a chefia da Polícia Civil de Pernambuco

.A decisão foi tomada pela governadora Raquel Lyra na noite desta segunda-feira (22), após uma longa reunião com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, no Palácio do Campo das Princesas.

As substituições acontecem dois dias após cenas de confronto entre torcedores rivais, que resultaram em quatro pessoas baleadas – incluindo um militar em serviço. As imagens da violência ao longo do dia tiveram repercussão nacional. Além disso, cenas de truculência da PM em relação aos torcedores que tentavam acesso à Arena Pernambuco, no sábado, foram criticadas.

O novo comandante da PM será o coronel Ivanildo Cesar Torres de Medeiros. Já o titular da Polícia Civil será o delegado Renato Márcio Rocha Leite.“Agradeço a contribuição ao serviço público do coronel Tibério e da delegada Simone, que estiveram conosco desde o início do nosso governo.

O coronel Torres e o delegado Renato assumem o comando da PM e da Polícia Civil, respectivamente, com o compromisso de fortalecer as ações das operativas da Secretaria de Defesa Social e fazer de Pernambuco um estado mais seguro”, declarou, em nota à imprensa, a governadora Raquel Lyra.

As mudanças serão publicadas na edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira (23).No final de agosto de 2023, a governadora também substituiu a então secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha.

Via Portal PE10.

Artigos relacionados