Frente fria deve chegar a Pernambuco e reduzir temperaturas; entenda

A frente fria que atinge várias regiões do país, pode atingir Pernambuco a partir desta sexta-feira (20), segundo anúncio da Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC). A previsão indica que o sistema meteorológico trará instabilidade na região, aumentando a nebulosidade, causando chuvas e diminuindo 5ºc na marcação dos termômetros. O fenômeno diminui a radiação solar, que por consequência a diminui a temperatura da superfície terrestre na região. O Agreste, o Sertão, as Zonas da Mata e a Região Metropolitana vão sentir os efeitos do fenômeno. 

A massa de ar polar que está causando um frio intenso na região sul e sudeste do Brasil deve avançar na região central do País, diminuindo as temperaturas nas regiões Centro-oeste e também no sul da região Nordeste. Aqui em Pernambuco, ela não chega com característica de massa de ar polar. O frio que vem na borda dessa massa causa instabilidade aqui na região, aumentando a nebulosidade e causando chuvas a partir de sexta-feira na região do Sertão, Agreste. Aqui na Região Metropolitana, as previsões indicam que a partir do domingo haverá precipitações e aumento da nebulosidade e diminuição das temperaturas”, explica a meteorologista da APAC, Aparecida Fernandes.

De acordo com a meteorologista, o aumento da nebulosidade diminui a radiação solar e diminui a temperatura da superfície. “A diminuição das temperaturas no Agreste deve ser em torno de 5ºc graus, ou seja, onde hoje está 31ºc deve ficar em torno de 25ºc. Esse é um valor médio, podendo algumas áreas ficar menor ou maior. Na Região Metropolitana e na Zona da Mata, as temperaturas também devem ter uma redução, principalmente durante o dia devido a precipitação que deve ocorrer nesse período”. 

A representante da Apac ressaltou a importância do acompanhamento da previsão da temperatura no site e no Instagram da Apac. “Esse sistema meteorológico pode ter um avanço mais rápido e chegar antes do final da semana”.

Confira o anúncio da Apac:

Via Diário de Pernambuco.

Artigos relacionados