Fluminense pode carimbar vaga na Libertadores sem entrar em campo no fim de semana; entenda

Tropeço do Santos no sábado ou do Corinthians no domingo garantirá a Pré-Libertadores

O empate com o Atlético-MG na última quarta-feira adiou a sonhada vaga do Fluminense na Libertadores. Mas o sonho tricolor tem chances de se realizar antes mesmo da próxima partida, contra o Ceará no Castelão, às 18h (de Brasília) de segunda-feira, pela antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro. A classificação para a fase prévia do principal torneio da América do Sul, conhecida como Pré-Libertadores, pode ser confirmada sem o time de Marcão entrar em campo no final de semana.

Há dois cenários possíveis para carimbar o passaporte tricolor: o primeiro é o Santos, que tem 47 pontos, não vencer nesta rodada. O Peixe receberá o Coritiba às 19h na Vila Belmiro e, se perder, chegará no máximo a 56 pontos. Se empatar, mesmo ganhando depois o jogo que tem a menos, só poderá chegar aos mesmos 57 pontos do Fluminense. Porém, ficaria com 15 vitórias contra 16 do Tricolor e, por isso, não conseguiria mais ultrapassá-lo.

Se o Santos vencer, o segundo cenário para a classificação tricolor é o Corinthians, que tem 49 pontos, não ganhar no domingo. O Timão visitará o Flamengo às 16h no Maracanã. Perdendo ou empatando, como tem um jogo a menos, ainda poderá chegar a 58 e 59 pontos, respectivamente, e ultrapassar o Fluminense. Porém, como sua partida atrasada é justamente contra o Santos, qualquer resultado no clássico deixaria um dos dois atrás do Tricolor e fora da zona de classificação.

Caso Santos e Corinthians vençam na rodada, aí o Fluminense dependerá de fazer a sua parte na segunda-feira para carimbar a sua vaga. Nesse cenário, só a vitória no Castelão garantirá a classificação, pois chegaria a 60 pontos e não poderia mais ser alcançado pelo Santos. Em caso de empate com o Ceará, o Tricolor iria a 58 pontos e ainda poderia ser ultrapassado pelo Peixe, que poderia chegar a 59 com quatro vitórias seguidas.

A zona de classificação da Libertadores pode virar “G-8” caso:

  • Grêmio conquiste a Copa do Brasil e termine, junto com Palmeiras, entre os oito;
  • Palmeiras conquiste a Copa do Brasil e terminar entre os oito (independentemente do Grêmio), pois a vaga da Copa do Brasil passaria para o Brasileirão.

No entanto, o Fluminense, em quinto lugar com 57 pontos, ainda busca a classificação direta na fase de grupos da Libertadores. Para isso, precisa terminar no G-4, onde atualmente o São Paulo ocupa a última vaga com 59 (e um jogo a menos). Outra possibilidade é terminar na quinta posição e torcer para o Palmeiras ser campeão da Copa do Brasil na final contra o Grêmio no dia 7 de março, o que daria mais uma vaga direta via Brasileiro.

Última participação foi em 2013

Objetivo maior do grupo, voltar ao torneio continental significaria o fim de um jejum que completa oito anos. A última vez que o Fluminense disputou a competição foi em 2013, após ter sido campeão brasileiro no ano anterior. Na época, acabou eliminado nas quartas de final, para o Olimpia, do Paraguai – empatou no Rio de Janeiro em 0 a 0 e perdeu por 2 a 1, no jogo de volta .

Será a sétima vez do Fluminense na Libertadores. O Tricolor disputou as edições de 1971, 1985, 2008, 2011, 2012 e 2013, tendo como melhor campanha o vice de 2008, quando eliminou, de virada, São Paulo, campeão brasileiro na época, e Boca Juniors, que contava com Riquelme, Palácio e Palermo. Comandado por Renato Gaúcho, o time perdeu a decisão nos pênaltis para a LDU, do Equador, após derrota por 4 a 2 em Quito e vitória por 3 a 1 no Maracanã.

Artigos relacionados

Deixe um comentário