Floresta intensifica ações de combate ao mosquito da dengue

A Prefeitura Municipal de Floresta, no Sertão de Pernambuco, tem intensificado as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Ao longo do último ano, um plano de combate foi implementado para evitar focos do transmissor das doenças dengue, chikungunya e zíka vírus. Os agentes de endemias realizaram um levantamento de índice rápido para identificar o nível de infestação da cidade. Além disso, esse mapeamento possibilitou identificar quais as áreas de riscos mais afetadas.
 
O coordenador de vigilância em saúde municipal, Hênio Sá, destacou a importância desse mapeamento. “Essa grande ação possibilitou identificarmos quais os bairros com maior número de infestação, e ainda, que 90% dos focos do mosquito estão dentro das residências. Esse estudo confirma que além do trabalho que temos realizado nas áreas públicas, cada cidadão precisa fazer a sua parte e cuidar para que a sua casa não seja hospedeiro das larvas do mosquito”.
 
As ações foram intensificadas com visitas bimestrais às residências para colocar inseticida e campanha educativa com distribuição de panfletos informativos e palestras nas escolas. “Uma vez encontrado um foco do mosquito, aplicamos o veneno não só na casa infestada, mas também nas casas da direita e esquerda”, disse o coordenador Hênio Sá. Complementou informando que com essas ações conseguiram baixar o índice de infestação do município de 11% para 5.1%.
 
Ainda fez parte do plano de ação o “arrastão do lixo” que removeu toneladas de entulhos de lixo, ambiente propício para o mosquito, nos bairros do DNER, Caetano 2 e Três Marias.  
 
Segundo a prefeita Rorró Maniçoba, “Toda estrutura necessária tem sido disponibilizada para efetivação dessas ações, que tem contado com  o empenho dos Agentes de Saúde, Agentes de Endemias e equipe de servidores. Contamos com cada florestano para mantermos a nossa cidade livre de focos. Estamos juntos em mais essa luta!”frisou a gestora.
 
As ações seguem durante todo o mês de janeiro. Na manhã de desta sexta-feira (15), uma grande ação foi realizada no cemitério público da cidade.  Uma equipe esteve reunida para retirada de entulhos, latas e todo tipo de objeto que facilite a procriação do mosquito. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário