FGTS vai ser pago via Pix a partir de março; entenda mudança!

A partir da sexta-feira (1º), a plataforma será responsável por todo o recolhimento de FGTS mensal e rescisórios.

No dia 27 desta semana, o Ministério do Trabalho e Emprego introduzirá o FGTS Digital, uma inovação significativa no processo de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Com base nos dados do eSocial, esta nova abordagem permitirá a emissão de guias digitais para pagamentos. A partir do dia 1º de março, os trabalhadores terão acesso à plataforma, a qual possui uma interface exclusivamente web e oferece uma variedade de opções para a geração das guias necessárias.

O Pix foi selecionado como método de pagamento para o FGTS, trazendo maior rapidez e conveniência ao processo. O Ministério do Trabalho destaca uma série de benefícios, incluindo a rápida e personalizada emissão de guias, acesso aos extratos de pagamentos realizados, a individualização desses extratos e a verificação de débitos em aberto.

As guias de pagamento do FGTS estarão disponíveis tanto no portal do FGTS Digital quanto na própria tela do ambiente web do eSocial. Esta iniciativa é fruto da colaboração entre o Ministério da Fazenda, Ministério da Gestão e Inovação, Conselho Curador do FGTS, Serpro e Caixa Econômica Federal.

Via Portal PE10.

Artigos relacionados