Diabetes em jovens cresce assustadoramente; conheça fatores de risco

Diabetes tipo 2 cresceu avassaladoramente, representando uma alta de 65% nos últimos 15 anos

De acordo com a pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, o diabetes tipo 2 tem avançado assustadoramente entre jovens adultos no Brasil, em um período de 15 anos, o índice saltou 65%. No ano de 2021, cerca de 9,1% dos adultos brasileiros já eram diabéticos, em comparação com 5,5% em 2006.O avanço do diabetes tipo 2, responsável por cerca de 90% dos casos, tem sido cada vez mais frequente entre os mais jovens, contrariando a noção de que é uma doença de idosos. A doença ocorre quando o corpo não aproveita a insulina produzida e a causa da doença está diretamente relacionada ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados.

Fatores de risco para diabetes 2

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento dessa doença são o sedentarismo e a obesidade, apontam especialistas da área da saúde.

Nos Estados Unidos, que tem uma alta prevalência de pacientes com obesidade, há também um aumento notório de casos de diabetes tipo 2 entre os mais jovens.

O problema tem ganhado espaço também no Brasil, que registra um número cada vez mais alto de diagnósticos antes dos 30 anos de idade. Além dos fatores genéticos e a ausência de hábitos saudáveis, existem outros fatores de risco que pode contribuir para o desenvolvimento do diabetes, como:

Diagnóstico de pré-diabetes;Pressão alta;Colesterol alto ou alterações na taxa de triglicérides no sangue;Pais, irmãos ou parentes próximos com diabetes;Doenças renais crônicas;Mulher que deu à luz criança com mais de 4 quilos;Diabetes gestacional;Síndrome de ovários policísticos;Diagnóstico de distúrbios psiquiátricos – esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar;Apneia do sono;

Uso de medicamentos da classe dos glicocorticóides.

Sintomas

Os principais sintomas do diabete incluem fome, sede excessiva e vontade de urinar várias vezes ao dia. No diabetes tipo 2 os sinais mais específicos são:

Formigamento nos pés e mãos;
Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;
Feridas que demoram para cicatrizar;
Visão embaçada;
Perda de peso;
Fraqueza;
Fadiga;
Mudanças de humor.
Tratamento e prevenção

A prática regular de atividades físicas e o controle adequado de alimentos são líderes no tratamento e prevenção da doença. Portanto, uma alimentação saudável, balanceada e a prática de exercícios físicos devem ser uma prioridade. Além disso, o ideal é reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras, parar de fumar e manter o peso controlado.

Embora existam medicamentos orais voltados também para perda de peso, o custo alto acaba limitando o acesso a estes medicamentos. Os dados apontam que atualmente 15,7 milhões de brasileiros vivem com diabetes. Em todo o mundo, o número alcança 529 milhões de pessoas, e este valor, infelizmente, tende a dobrar até o ano de 2050. O cenário é alarmante e requer uma atenção urgente para políticas que visem frear tais avanços, garantindo assim a saúde e a qualidade de vida da população.

Via Portal PE10 .

Artigos relacionados