Dia da Mulher: conheça a agente de segurança que trabalha há 12 anos no Aeroporto de Petrolina

Entre outras funções, Luziane Passos fiscaliza o tráfego de aviões, pessoas e veículos, realizando inspeções no pátio e na pista de pouso e decolagem, atua como fiscal de pátio, auxiliando no estacionamento das aeronaves.

As mulheres têm conquistado cada vez mais espaços que antes eram predominantemente masculinos. Na aviação, o cenário também está mudando e o público feminino já ocupa cargos de gerência, segurança, como Luziane Passos, agente de operações e segurança do Aeroporto de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

Meu primeiro contato com a aviação foi em 2012, quando iniciei meu trabalho no balcão de informações no aeroporto. Em 2013 comecei a trabalhar no setor de raio-x, onde adquiri muita experiência na área de segurança. E em janeiro de 2023, fui contratada pela CCR como Agente de Operações e Segurança, o que tem sido excepcional na minha vida profissional”, relata a agente.

Luziane trabalha desde 2012 no setor e preza pela segurança do terminal e dos passageiros, fiscalizando o tráfego de aviões, pessoas e veículos, realizando inspeções no pátio e na pista de pouso e decolagem, supervisionando o uso adequado dos equipamentos, credenciais, além de atuar como fiscal de pátio, auxiliando no estacionamento das aeronaves. Mas para chegar ao cargo atual, foram 10 anos de estudos e atuação na aviação, além de muitos desafios vivenciados.

“Um dos maiores desafios foi o primeiro dia na responsabilidade de atuar no estacionamento de uma aeronave sozinha. O desafio foi cumprido com sucesso e sou grata pelas oportunidades. Me sinto muito feliz em ver essa importante profissão exercida por mulheres qualificadas, que buscam atuar na aviação com segurança e compromisso”, pontua Luziane.

Na CCR Aeroportos, empresa que administra o Aeroporto do município e outros 16 aeroportos no Brasil, cerca de 38% do quadro de colaboradores é de mulheres, número que vem crescendo ao longo dos anos.

Via G1 Pernambuco.

Artigos relacionados