Desemprego atinge 13,8 milhões de brasileiros no trimestre encerrado em maio

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (30) que na passagem março-abril-maio deste ano, a taxa de desocupação foi estimada em 13,3%. O resultado foi considerado estável se comparado ao trimestre dezembro-janeiro-fevereiro, porém 2,1 pontos percentuais maior frente ao mesmo trimestre do ano passado, quando marcou 11,2%.  Além disso, esta foi a maior taxa de desocupação para o trimestre encerrado em maio desde o início da série da pesquisa, no primeiro trimestre de 2012.

De acordo com o IBGE , a população desocupada permaneceu estável ante ao trimestre anterior, com 13,8 milhões. Porém houve crescimento de 20,4% em relação ao mesmo trimestre do ano passado, com 2,3 milhões de pessoas a mais. A população ocupada também apresentou estabilidade, com 89,7 milhões, em relação ao trimestre anterior, mas retraiu 1,3% se comparada ao mesmo trimestre de 2016, com menos 1,2 milhão de pessoas.

Nível de ocupação

A estabilidade ainda foi observada no nível da ocupação, que diz respeito ao percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, que ficou em 53,4%. Em relação ao nível de ocupação do mesmo trimestre do ano passado, que foi de 54,7%, houve queda de 1,3 ponto percentual. É importante ressaltar que este foi o menor nível da ocupação observado para o trimestre desde o início da série, iniciada no primeiro trimestre de 2012.

Via Brasil Econômico

Artigos relacionados

Deixe um comentário