Confira dicas para negociar dívidas no cartão de crédito

Durante a crise, o poder de compra do consumidor fica em baixa, e o cartão de crédito pode se transformar em um vilão, ao invés de aliado. O diretor de Marketing e Relacionamento com o Cliente do grupo de geração de soluções de crédito Sorocred, Wilson Justo, elaborou dicas para evitar que o recurso vire um problema. Confira:

1 – Coloque as contas no papel: assim, será possível ter uma noção exata de quanto é o valor da dívida, dos juros e da parcela que caberá no orçamento mensal do consumidor.

2 – Entre em contato com a central do seu cartão: isso dará mais segurança para negociar o valor que está em débito. O interesse em quitar a dívida será um facilitador.

3 – Informe-se sobre o Custo Efetivo Total (CET) da dívida do cartão de crédito: ele mostrará o valor total a ser pago, com os juros, taxas e impostos que serão cobrados. É obrigatório o fornecimento desta informação.

4 – Negocie o valor total da dívida em prestações fixas:  não é aconselhável aceitar parcelas que aumentam com o passar do tempo.

5 – Se a proposta não for a esperada, continue negociando: a solução tem de ser algo interessante para ambas as partes.

6 – Se for mais vantajoso, troque a dívida por outra menor: se o desconto no pagamento à vista for grande, o consumidor pode tomar um empréstimo com juros menores para realizá-lo. Há administradoras de cartões que também oferecem este serviço e é uma decisão a ser considerada.

Por Bianca Bion/Olho Vivo JC

Artigos relacionados

Deixe um comentário