Campanha para realização gratuita de mamografias vai beneficiar 5 mil mulheres

Doação dos exames vai contemplar pacientes da Bahia e de Sergipe

Doação dos exames vai contemplar pacientes da Bahia e de Sergipe

A mastologista do Grupo CAM – Oncoclínicas, Carolina Argolo, buscou fazer algo a mais para fortalecer ações de prevenção ao câncer de mama, que ganham uma maior atenção durante o Outubro Rosa. Por isso, ela mobilizou uma campanha com o objetivo de realizar, este ano, a doação de 5 mil mamografias, contemplando pacientes da Bahia e de Sergipe.

A ação “Meu Combustível Salva”, chega ao seu segundo ano com uma meta ainda maior, após o resultado positivo da primeira edição, realizada em 2021. Carolina explica que, ao longo do mês de outubro, parte da renda de postos selecionados da rede Shell será doada para a realização dos exames.
Para completar o ciclo de cuidado e proteção, as mulheres cujos resultados sejam positivos para o câncer de mama serão encaminhadas para acompanhamento no Hospital Aristidez Maltez.

Segundo a médica, a mamografia é o único método de rastreamento capaz de reduzir a mortalidade, por conta da possibilidade de diagnóstico precoce. “Na campanha do ano passado, doamos 1.100 mamografias, sendo que tivemos diagnósticos positivos em 2% dos casos”.

Desafio Outubro Rosa

No dia 23 de outubro, será realizado o Desafio Outubro Rosa, uma corrida disputada nas ruas de Salvador, cuja renda será destinada ao Hospital Aristidez Maltez com o objetivo de que as mulheres possam dar continuidade ao tratamento na instituição. “As pacientes que fizerem os exames e apresentarem suspeita de câncer serão orientadas para a marcação, para que possam seguir o tratamento”, acrescenta Dra. Carolina Argolo.

Além disso, segundo a médica, a campanha, que tem foco na prevenção, busca estimular hábitos saudáveis, fundamentais para se evitar o desenvolvimento da doença. Por isso, ao longo do mês, outras atividades esportivas serão realizadas com esse objetivo “A prática de exercícios é um ponto importante na prevenção. É preciso gerar a conscientização de que o câncer de mama é altamente incidente em mulheres e pode levar à morte”.

O cenário

Em 2022, de acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer – INCA, o Brasil deve registrar 66.280 casos novos de câncer de mama, sendo que na Bahia a estimativa é de 3.460 novos casos da doença. O câncer de mama é o tipo de neoplasia maligna mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, nas faixas etárias pré e pós menopausa, o risco de ter câncer de mama aumenta em mulheres com excesso de gordura corporal, especialmente aquelas que apresentam medidas aumentadas da circunferência abdominal.

Manter-se no peso adequado, praticar atividade física regular, ter uma alimentação saudável e rica em fibras, frutas, verduras e legumes, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e de carnes vermelhas, não fumar, evitar o consumo de alimentos ultraprocessados são alguns hábitos que podem ajudar na prevenção do câncer.

Sabemos que os hábitos saudáveis podem prevenir cerca de 30% dos casos de câncer, então buscamos promover a realização dos exames de rotina voltados à deteção da doença, como a mamografia, prática de atividades físicas e a conscientização das pessoas a respeito da importância da adoção de um estilo de vida saudável. Os exercícios físicos feitos regularmente são benéficos não apenas na prevenção do câncer, mas para a saúde em geral”,

Sobre a Oncoclínicas

Fundada em 2010, a Oncoclínicas (ONCO3) é o maior provedor de tratamento oncológico do Brasil e da América Latina. O grupo conta com 129 unidades, entre clínicas de especialidades, diagnóstico e prevenção do câncer, centros ambulatoriais de tratamento infusional e radioterapia, laboratórios de genômica, anatomia patológica e centros de alta complexidade (cancer centers), estrategicamente localizados em 35 cidades brasileiras.

Desde sua fundação, a Oncoclínicas tem passado por um rápido processo de expansão, com o propósito de elevar e democratizar o acesso ao melhor tratamento oncológico.

O corpo clínico da Companhia é composto por mais de 1.900 médicos especialistas com ênfase em oncologia, além das equipes multidisciplinares de apoio, que são responsáveis pela linha de cuidado integral no combate ao câncer.

A Oncoclínicas tem parceria exclusiva no Brasil como o Dana-Farber Cancer Institute, um dos mais renomados centros de pesquisa e tratamento do câncer no mundo, afiliado à Harvard Medical School, em Boston, EUA.

Via Bnews.

Artigos relacionados