Cai para 13 casos suspeitos do coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde atualizou nesta terça-feira (4) as informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde sobre a situação dos casos suspeitos do coronavírus no Brasil. O novo boletim, com dados até às 15h, o Centro de Operações de Emergência (COE) registrou a diminuição de um caso suspeito em relação à última atualização, feita às 12h. Agora, 13 casos se enquadram na atual definição de caso suspeito para nCoV-2019. O Brasil segue sem casos confirmados.

Os casos suspeitos estão sendo monitorados pelo Ministério da Saúde nos seguintes estados: Rio de Janeiro (1), São Paulo (6), Santa Catarina (2) e Rio Grande do Sul (4).

Até às 15h desta terça-feira (4) o Ministério da Saúde também descartou 16 casos para investigação de possível relação com a infecção humana pelo coronavírus, um caso a mais do que o boletim das 12h.

Todas as notificações foram recebidas, avaliadas e discutidas com especialistas do Ministério da Saúde, caso a caso, junto com as autoridades de saúde dos estados e municípios.

Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica. A ação mostra que a pasta tem compromisso com a transparência das informações.

PROJETO DE LEI PARA QUARENTENA 

Nesta terça-feira (04), o Ministério da Saúde encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei que dispõe sobre medidas de quarenta para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus. A proposta é necessária porque a legislação brasileira está defasada no que diz respeito de instrumentos jurídicos e sanitários adequados para que o Estado e a sociedade brasileira possam se organizar para combater ameaças à saúde pública.

“Reiteramos que não temos nenhum caso confirmado no Brasil, mas dada a conjectura da declaração de emergência de saúde pública de importância internacional, entendemos que era necessário fazer um ajuste para dar celeridade aos processos. O PL visa dar mais clareza porque estamos diante de uma emergência, cuja natureza, características clínicas e perfil epidemiológico ainda está sendo descrito. Estamos falando de uma excepcionalidade. Isso não é prerrogativa do Brasil, vários países fizeram revisão e discussão de como lidar com esse vírus”, destacou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira.

O Ministério da Saúde decidiu reconhecer a emergência sanitária internacional do coronavírus e elevar o nível da resposta brasileira para Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), mesmo sem nenhum caso confirmado de coronavírus no Brasil. A medida foi publicada, nessa segunda-feira (3), em edição extra, por meio da Portaria nº 188.  O Projeto de Lei e a Portaria servirão para dar maior celeridade ao processo de repatriação dos brasileiros em Wuhan, na China, que demonstraram intenção de retornar ao Brasil.

Via Ministério da Saúde


Artigos relacionados

Deixe um comentário