Bebidas alcoólicas clandestinas são um grande risco do Carnaval, alerta nefrologista

No Carnaval, uma das maiores festas no Brasil, várias bebidas alcoólicas são comercializadas nas ruas. Algumas marcas, o grande público já conhece, como as de cerveja, por exemplo. Porém, outros líquidos vendidos podem ser um perigo para a saúde do folião.

O chamado “álcool de má procedência” é motivo de alerta dos especialistas, por conta do risco de intoxicação de etilenoglicol. Em dezembro do ano passado, na Índia, 42 pessoas morreram e outros 15 ficaram internados em estado grave após ingestão alcoólica de “má procedência”. O principal motivo que faz mal à saúde em bebidas clandestinas é o etilenoglicol, que pode causar intoxicação.


A ingestão de bebida contaminada com etilenoglicol pode causar inicialmente dor abdominal, náuseas, vômitos e Lesão Renal Aguda, que é a perda rápida da função de ambos os rins, muitas vezes grave, levando os pacientes a necessitar de hemodiálise. Se você desconfiar que pode ter tomado álcool contaminado deve procurar assistência médica de imediato”, alertou a nefrologista Ana Carolina Pessoa. A médica alerta que os sintomas iniciais de intoxicação por etilenoglicolsão, nos casos de pequenas doses, um estado inicial de euforia, seguida de sonolência, fala arrastada e ataxia.

Já em altas doses, esse composto pode levar o paciente a um coma. Lembrem-se: se desconfiar de que pode ter consumido álcool contaminado, procure assistência médica de imediato. 


De um modo geral o importante aqui é prevenir a contaminação pelo etilenoglicol através de diversos meios: comprar álcool de locais reconhecidos e confiáveis; desconfiar de locais que vendem bebidas muito mais baratas que a média do mercado; reparar que as bebidas devem ser translúcidas, não devem apresentar turvidade ou presença de elementos estranhos; desconfiar se a cor e/ou sabor do álcool estiver diferente do normal”, acrescentou.

Via Diaro De Pernambuco.

Artigos relacionados