Banco Central reduz taxa básica de juros pela segunda vez no ano

Com a medida, a Selic vai agora ao patamar de 12,75% ao ano. Em 2 de agosto, o BC também havia feito um corte de 0,50 pontos oercentuais, o primeiro em três anos

Em decisão já esperada pelo mercado financeiro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou, nesta quarta-feira (20/09), a redução em 0,5 pontos percentuais da taxa básica de juros, a Selic. Com a medida, a Selic vai agora ao patamar de 12,75% ao ano. Em 2 de agosto, o BC também havia feito um corte de 0,50 p.p., o primeiro em três anos.

A redução havia sido sinalizada na ata da última reunião do colegiado, que informou que o presidente do BC, Roberto Campos Neto, e diretores da autarquia previam a queda da Selic em 0,50 pontos percentuais para esta terça. Nesta semana, o Boletim Focus, que reúne expectativas de agentes financeiros sobre indicadores da economia, também previa um corte nesse mesmo patamar. A expectativa do mercado financeiro é que a Selic encerre o ano em 11,75% ao ano.

A taxa básica de juros é uma referência para os juros praticados pelos bancos e por instituições financeiras e é utilizada pelo Banco Central como política de controle da inflação. Com a desaceleração dos índices de preços nos últimos meses, as expectativas de inflação têm caído. Também de acordo com o Boletim Focus, a estimativa de inflação para 2023 passou de 4,93% para 4,84%.

Via Diário de Pernambuco.

Artigos relacionados