Anvisa aprova vacina bivalente da Moderna para Covid-19

Grupo responsável pela operacionalização das doses no Brasil quer entrar na rede pública e privada

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou hoje a vacina bivalente — com cepa original e ômicron da Covid-19 — da farmacêutica Moderna. No Brasil, o imunizante será operacionalizado pelo Grupo Adium.

A autorização engloba a imunização de reforço de crianças de 6 anos até os adultos. A farmacêutica, contudo, planeja estender a autorização até bebês de 6 meses (nesta versão, com esquema inicial de duas doses).

Ainda faltam rituais regulatórios, acerca do preço da vacina, por exemplo. O Brasil é prioridade para a moderna” diz Glaucia Vespa, diretora médica regional para vacinas na América Latina da Adium, em parceria com a Moderna.

O grupo Adium já anunciava o interesse de entrar no mercado brasileiro desde o ano passado. A demora, explica Thiago Barbosa, diretor da unidade de vacinas da Adium no Brasil, está relacionada às mudanças regulatórias globais.

Achamos melhor posicionar a vacina associada à variante ômicron. Então esperamos para oferecer uma vacina adaptada. Teremos a vacina com as cepas BA.4 e BA.5.”

O pedido de registo ocorreu em janeiro deste ano. Ainda não há prazo, contudo, para a chegada das doses no Brasil, nem preço definido.

Via Folha de Pernambuco.

Artigos relacionados