Abatedouro em Serra Talhada atenderá 9 cidades e traz avanço para região

Serra Talha festejou, no último sábado (11), a inauguração do Abatedouro Qualidade, um empreendimento que deverá atender, inicialmente, nove cidades da região com o que há de mais seguro em termos de segurança alimentar. Orçado em R$ 3 milhões e gerando 40 empregos diretos e 50 indiretos, o Abatedouro Qualidade atende normas sanitárias e de licenciamento utilizando equipamentos modernos que buscam evitar o sofrimento do animal no momento do abate.

Farol foi convidado pelo empresário serra-talhadense André Luiz para conhecer as instalações e acompanhar de perto o evento de inauguração. Ele frisou que o Abatedouro Qualidade foi construído atendendo ao padrão estadual, em que normas de licenciamento exigem, além da estrutura adequada com equipamentos apropriados, a construção de refeitórios, vestiários, setor administrativo, entre outras exigências.

Empresário André Luiz festejou conquista após muitos desafios

Essa estrutura foi projetada para atender toda a região. A Adagro (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco) já nos disponibilizou as cidades que irão vir para cá, serão nove cidades do Sertão do Pajeú que irão abater aqui. Inicialmente os trabalhos serão feitos a partir dessa terça-feira (14), com os primeiros abates acontecendo no sábado (18) já para iniciar as atividades”, detalhou André Luiz. O empresário tranquiliza a população.

“A cidade agora pode ficar tranquiliza com relação ao consumo de carne animal, porque o que a gente fez aqui, tudo dentro dos padrões, foi para que a gente consuma carne de qualidade em nossas residências. Então, o que queremos dizer a nossa cidade é que agora temos segurança em consumir uma carne de qualidade, tirando o abatedouro de dentro da cidade e trazendo para cá, com todas as normas cumpridas e licenças atendidas”.

DESAFIO

As obras de construção do Abatedouro Qualidade começaram no início de 2021. Desde lá, se passou pouco mais de um ano até tudo ficar pronto. André Luiz contou que o processo licitatório foi realizado ainda na gestão Luciano Duque. Após sua saída, os trâmites continuaram com o auxílio da prefeita Márcia Conrado.

O empresário revelou que dentre as dificuldades encontradas, a inflação ocasionada no mundo durante a pandemia afetou muito nos preços de materiais de construção e de equipamentos. “A maior dificuldade foi porque quando a gente iniciou o projeto, antes da pandemia, os valores de construção eram outros, com a inflação que a pandemia trouxe, os valores ficaram fora do orçamento e a gente teve que se readequar para terminar a obra”.

A INAUGURAÇÃO

No evento de inauguração, ocorrido pela manhã, compareceram a prefeita Márcia Conrado, o ex-prefeito Luciano Duque, o deputado federal Fernando Monteiro, representantes do comércio, secretários de governo, vereadores e prefeitos da região. André Luiz se emocionou durante o discurso ao lembrar das dificuldades que enfrentou, juntamente com o pai, Antônio de Epitácio, para tocar o empreendimento. “Tem um versículo na Bíblia, o Salmo 126, no versículo 3 que diz o seguinte: grandes coisas fez o senhor por nós, e por isso estamos alegres”, disse o empresário, com o peito cheio de gratidão:

“A palavra é uma só, gratidão a Deus, por tudo o que ele tem feito para a gente conseguir chegar até aqui, não foi fácil. Muitos amigos nos ajudaram se emprenharam e oraram por nós, fizeram ações inimagináveis. Estou aqui com a nossa família, a família que irá administrar esse abatedouro, e os nossos funcionários, em grande que vem do antigo abatedouro. A prefeita Márcia, o vice Márcio Oliveira e Luciano Duque tiveram a preocupação da gente capacitar esse pessoal, para que pudéssemos aproveitar o máximo e quem fez as capacitações a gente chamou e está todo mundo aqui capacitado a trabalhar com qualidade”.

VEJA COBERTURA SOBRE A INAUGURAÇÃO

Artigos relacionados