Primeira professora vacinada no Recife lembra de ex-aluno de 14 anos vítima da Covid-19

A imunização dos professoras da capital pernambucana a partir dos 40 anos tem início nesta quinta-feira (29)

A professora Mirtes Ramos dos Santos, 53 anos, foi a primeira profissional de Educação vacinada contra a Covid-19 no Recife, em cerimônia simbólica nessa quarta-feira (28).

Emocionada, a professora lembrou da perda de um ex-aluno de 14 anos vítima do coronavírus. A imunização dos professoras da capital pernambucana a partir dos 40 anos tem início nesta quinta-feira (29).

Com mais de 30 anos de sala de aula, Mirtes atua hoje na Creche João Eugênio, localizada na Iputinga, Zona Oeste do Recife. Ela é vencedora do prêmio Educador Nota 10 edição 2020, com um projeto focado na aprendizagem de crianças. 

“É uma emoção indescritível, a gente não tem nem como descrever, é só sentir. Agradeço a Deus, à equipe da prefeitura que correu atrás da vacinação não só para os professores, mas para quem vive no Recife. Fico comovida, pensando nos colegas que não tiveram essa oportunidade e muito feliz por todos que vão ter”, comemorou a professora.
 
Além de Mirtes, a professora e gestora de Escola Ana Gláucia de Araújo, 43, e a auxiliar de serviços gerais Neilza Maria de Melo, 54, também receberam a primeira dose do imunizante. 

A vacinação simbólica das três profissionais foi acompanhada pelo prefeito João Campos e pelo secretário municipal de Educação Fred Amâncio. 

“Eu sempre disse que se nós tivéssemos uma prioridade, seria priorizar a educação, os trabalhadores e trabalhadoras da educação. Infelizmente, o Brasil errou muito na estratégia tanto da vacinação quanto da condução da educação durante a pandemia. Nós temos a obrigação de defender a educação e fazer o que estiver ao nosso alcance para garantir que a gente possa dar condições dignas aos nossos jovens e crianças de ir para uma sala de aula e estudar”, disse João Campos. 

“A gente inicia hoje a vacinação com essas três pessoas de forma simbólica e amanhã já estará disponível para pessoas com 40 anos ou mais trabalhadores e trabalhadoras da educação básica da nossa cidade. É um passo importante. A única forma de vencermos e superarmos a pandemia é vacinando, defendendo a vacina, não medindo esforços para acelerar a cada dia”, completou o prefeito. 

Neilza completa 55 anos no próximo sábado (1º). Ela está lotada na Escola Municipal Reitor João Alfredo desde 1984, onde atuou por muitos anos como merendeira e atualmente como auxiliar de serviços gerais. 

“Foi uma alegria para mim tomar a vacina, não imaginava que eu tomaria agora. Para mim, parecia distante. Meu aniversário é sábado, ganhei o meu presente. E que presente lindo, maravilhoso”, celebrou. 

Terceira profissional vacinada, Ana Glaucia é gestora da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, localizada na Várzea, Zona Oeste da capital pernambucana. 

Ela representou a rede municipal de ensino do Recife em Abu Dhabi com um trabalho desenvolvido na Feira de Conhecimento na Escola Karla Patrícia, localizada no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, quando era professora da unidade de ensino. 

“Sonho com a abertura das escolas, as crianças dentro da escola e a gente voltando a fazer o que a gente faz muito bem, que é educação, seja pública, seja privada, de qualidade. Porque é através da educação que as nossas crianças terão um futuro melhor.”Vacinação das primeiras profissionais de Educação do Recife (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

Vacinação de professores no Recife
Os trabalhadores com 40 anos ou mais que atuam em instituições da educação do ensino básico públicas da rede municipal, estadual e federal e também da rede privada do Recife poderão tomar a vacina contra Covid-19 a partir desta quinta-feira (29).

O cadastro e o agendamento devem ser feitos através do site www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. 

No ato da marcação, os trabalhadores devem anexar, e apresentar, no dia agendado para vacinação, uma declaração no modelo disponibilizado pela Secretaria e assinada pelo responsável indicado pela sua instituição. 

Via Folha de Pernambuco

Artigos relacionados