Dois de quatro casos suspeitos da nova variante do coronavírus em SP foram descartados, diz secretário da Saúde

Segundo Jean Gorinchteyn, casos descartados são de pacientes internados em hospitais privados do estado e que estiveram no Reino Unido. Contraprova de outros dois, confirmados pelo laboratório privado Dasa no dia 31 de dezembro, deve ser liberada pelo Instituto Adolfo Lutz nesta segunda (4).

O secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse nesta segunda-feira (4) que dois de quatro casos suspeitos de contaminação pela nova cepa do coronavírus foram descartados.

Segundo Gorinchteyn, os casos descartados são de pacientes internados em hospitais privados do estado e que estiveram no Reino Unido.

Os outros dois suspeitos ainda estão em análise pelo Instituto Adolfo Lutz. Eles foram anunciados pelo laboratório privado Dasa no dia 31 de dezembro. O resultado da contraprova deve ser divulgado nesta segunda-feira (4).

A confirmação da cepa foi feita por meio de sequenciamento genético realizado pelo laboratório em parceria com o Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. As amostras foram enviadas ao Adolfo Lutz para uma nova análise.

Mutação

A variante, chamada de B.1.1.7, já foi registrada em pelo menos outros 17 países. Ela tem mutações que afetam a maneira como o vírus se fixa nas células humanas e é 56% mais contagiosa.

Não há evidências de que a variante provoque casos mais graves ou com maior índice de mortes, nem mesmo que seja resistente às vacinas.

APLICATIVO – Já está disponível para download o novo aplicativo para celular do Blog do Elvis. Para baixar, basta acessar a loja Google Play Store no seu celular e clicar em “Instalar“. O aplicativo é bem leve e requer poucos megabytes livres no seu smartphone.

Quer receber notícias do Blog do Elvis no seu celular? Acesse o link e entre no grupo do Blog do Elvis no WhatsApp!

Via G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário