Secretário de saúde explica ações de combate ao novo coronavírus, óbito e casos em investigação na cidade de Floresta, PE

O Secretário Municipal de Saúde da cidade de Floresta, no Sertão de Pernambuco, Dácyo Ferraz realizou na noite desta quarta-feira (06) por meio das redes sociais sociais da prefeitura uma live, na qual explicou as ações que estão sendo realizadas contra o novo coronavírus, o óbito da recém nascida e os casos que estão sob investigação.

Sobre o primeiro caso positivo para covid-19 na Terra dos Tamarindos, o secretário afirmou que uma gestante da zona rural procurou um médico em seu consultório para realização de ultrassonografia e uma consulta de rotina do pré-natal, onde foi constatado pelo profissional de saúde que estava no momento de fazer o parto. A mesma procurou outro médico, com quem realizou outra consulta, e optou por fazer o procedimento de cesariana na rede particular de saúde, na Clínica Dr. Clóvis Carvalho.

O procedimento não apresentou nenhuma complicação, e após alta hospitalar a mãe voltou para sua residência e ficou de repouso. No dia seguinte a mãe percebeu que a criança apresentava cólicas abdominais e a levou para ser consultada no Hospital Coronel Álvaro Ferraz. Ainda de acordo com o secretário, a recém nascida foi atendida pelo médico de plantão para o sintoma indicado pela mãe, foi medicada e retornou para seu domicílio.

No dia seguinte, pela manhã a bebê veio a falecer e os pais procuraram o hospital municipal (sem a recém nascida) para solicitar a certidão de óbito. O secretário, que se dirigia para uma reunião, se encontrou com o pai que questionou como faria para tirar a certidão, já que o médico que a atendeu não estava no hospital, já que estava fazendo a transferência de outro paciente, deixando uma médica de suporte em seu lugar. Dácyo, pediu que o corpo fosse levado até o hospital, para que fosse examinado.

Ao examinar o corpo, e ser dado inicio a uma investigação da causa da morte foi pensado em enviar o mesmo para o IML, no entanto ao entrar em contato foi aconselhado a se resolver o caso no próprio município. Devido a pandemia de covid-19 enfrentada, foi feita a coleta de material para testagem no Laboratório Central (LACEN) no Recife. A certidão foi emitida e realizados os preparativos para o enterro, além de orientar a família de como realizar o sepultamento.

De acordo com Dácyo, a criança pode ter morrido por outra doença, o que está sendo investigado, mas no momento de sua morte a mesma estava infectada com o SARS-COV-2 (novo coronavírus) de acordo com o exame realizado.

Tanto a mãe da criança quanto os três funcionários da clínica que tiveram contato direto com a mesma passaram pela coleta de material para realização do exame e seguem e isolamento domiciliar. Ainda está sendo feita uma investigação para identificar outras pessoas que entraram em contato diretamente e indiretamente com a mãe.

Por sua vez o quinto caso sob investigação é referente a uma mulher a qual deu entrada ao hospital, no entanto devido a gravidade de seu caso precisou ser transferida para Petrolina. A paciente não resistiu a viagem e veio a óbito no percurso, a mesma teve o material coletado e enviado para análise.

Matéria relacionada: Floresta tem segundo caso de covid-19 confirmado

Durante a live foram citadas ainda as ações contra a covid-19 que estão sendo realizadas na cidade, como a barreira sanitária educativa na cidade em que realiza entrevistas com as pessoas que entram e saem da mesma. Ele ainda falou da impossibilidade legal de fechar as entradas da cidade.

Outra ação citada foram os 16 leitos de retaguarda para atendimento de florestanos que venham a se infectar e necessitem de atendimento médico em leitos de enfermaria, além da criação de entradas separadas para quem apresenta dificuldades respiratórias.

Assista o vídeo completo abaixo:

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Via Blog do Elvis/NE10

Artigos relacionados

Deixe um comentário