Floresta tem segundo caso de covid-19 confirmado

O município de Floresta, no Sertão de Pernambuco, teve nesta quinta-feira (7) o segundo caso de Covid-19 confirmado.

Matéria relacionada: Secretário de saúde explica ações de combate ao novo coronavírus, óbito e casos em investigação na cidade de Floresta, PE

De acordo com comunicado da Secretaria Municipal de Saúde, o caso é de uma paciente de 44 anos, asmática, que residia na zona rural, mas estava há um mês na zona urbana, na casa de familiares. Segundo informações recebidas pela secretaria, a mesma tinha viajado recentemente para a cidade de Serra Talhada, para a realização de uma tomografia.

A paciente deu entrada nessa segunda-feira (4) no Hospital Álvaro Ferraz – dias após retornar de Serra Talhada – apresentando um quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Devido a gravidade de seu quadro, foi encaminhada para UTI em Petrolina, no mesmo dia, com acompanhamento médico, no entanto foi a óbito durante o percurso. Seguindo o protocolo para esse tipo de caso, foi feita a coleta e envio do exame para análise no Laboratório Central (LACEN), em Recife.

Nesta quinta-feira (7) o resultado da amostra foi recebido, com a confirmação positiva para Covid-19. Com isto a cidade de Floresta passa a ter 2 casos confirmados (ambos evoluíram a óbito) e 5 casos em investigação: 1 criança internada na UTI, em Recife, e 4 em isolamento domiciliar, além de 2 casos descartados.

A Secretaria finaliza a nota reiterando a necessidade dos florestanos continuarem em casa, com a devida proteção e com o hábito frequente de higienização das mãos.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Utilizar máscaras de tecido ao sai de casa;
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

A imagem pode conter: texto

Via Blog do Elvis/NE10

Artigos relacionados

Deixe um comentário