PE estima ter até sete vezes mais pessoas com sintomas da Covid-19 que o número atual

Subnotificação acontece por causa da escassez de testes para diagnóstico do novo coronavírus, de acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Pernambuco estima ter um número entre seis e sete vezes maior que a quantidade atual de pacientes com sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Isso ocorre porque têm sido diagnosticados apenas profissionais de saúde e segurança, casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e pessoas que pagam para se testar em laboratórios privados. O pico da epidemia, ainda segundo o governo, deve ocorrer em maio.

A subnotificação acontece, de acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, por causa da escassez de testes para diagnóstico do novo coronavírus. As informações foram repassadas nesta segunda-feira (27), durante coletiva de imprensa transmitida na internet. Até a noite, o estado contabilizava 3.688 casos graves e 1.670 casos leves de pacientes com o novo coronavírus.

Segundo o secretário, o número leva em conta apenas o número provável de pessoas com sintomas da doença, sem considerar aquelas que sequer sabem que estão contaminadas. Para isso, é preciso calcular com base nos números de pessoas com a Srag, já que, entre os casos leves, há os parentes das pessoas que são grupo prioritário para testagem e os testes feitos em laboratórios privados.

“É de se esperar que o número seja muito maior do que estamos divulgando. Estamos fazendo testagem focada nos profissionais da saúde e segurança e temos que separar esse contingente de casos leves e graves. Considerando os casos graves, de Srag, devemos ter um patamar de sintomáticos de, pelo menos, seis a sete vezes maior. Além de uma quantidade bem maior de assintomáticos ou mesmo de pessoas que podem ter sido portadoras da Covid-19, não ter tido sintomas e já terem sido curadas”, afirmou André Longo.

O estado tem feito, diariamente, entre 600 e 700 testes, incluindo nos finais de semana. A expectativa do governo é aumentar esse número para mais de mil. Entretanto, mesmo assim, ainda não é possível ampliar a testagem para além das categorias já previstas e para as pessoas que têm casos suspeitos leves da doença.

“Os números do Brasil, no fim de semana, caem vertiginosamente, porque há uma diminuição na testagem, mas isso não acontece em Pernambuco porque mantemos um compromisso de manter o ritmo de testagem todos os dias da semana. Uma dificuldade que temos é que não sabemos se quem já está curado da Covid-19 tem garantia de alguma imunidade duradoura. Por causa disso, elas também devem guardar um comportamento em termos de higiene pessoal e etiqueta respiratória”, disse.

No estado, segundo André Longo, há ao menos dez profissionais de saúde que morreram em decorrência da Covid-19, sendo quatro enfermeiros, uma auxiliar de enfermagem, duas técnicas de enfermagem, um técnico de laboratório, um dentista e um condutor de ambulância, mas nem todos trabalhavam diretamente com o tratamento de vítimas do novo coronavírus.

Pico da epidemia

Ainda de acordo com André Longo, se a curva epidêmica continuar em franca aceleração, como vem ocorrendo nos últimos dias, é possível que o estado chegue ao pico da epidemia no mês de maio. O pico, conforme os modelos matemáticos, é o momento em que há os piores números de uma epidemia.

“O número atual se deve à aceleração da curva epidêmica. Podemos atingir o pico da curva ainda em maio, se mantivermos a velocidade que temos agora ou se tivemos uma piora nos números diários. Isso será muito doloroso e causará uma sobrecarga muito grande no sistema de saúde”, declarou.

“O momento é decisivo para nosso sistema de saúde, é decisivo para os dias que virão. Estamos nos estruturando dentro do nosso limite, mas cada um precisa fazer sua parte. O isolamento social será determinante para a evolução da curva epidêmica, que sempre será mais íngreme se o isolamento social for relaxado”, disse.

Leitos

Pernambuco tem, até esta segunda-feira (27), 1.067 leitos em funcionamento, exclusivos para o tratamento de pessoas com a Covid-19, sendo 418 de UTI e 649 de enfermaria. No Recife, até a mesma data, há 91 leitos de Unidade de Terapia Intensiva ativos exclusivos para o tratamento de pacientes com Srag e suspeita para a Covid-19. Foram 20 a mais ativos durante o dia, de acordo com o secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia.

“Números não têm sentimentos, eles podem assustar, mas escondem histórias de perda de vida muito importantes, que já começam a chegar perto do cidadão e cidadã. Tamos os números de pessoas que se recuperaram depois de passar por momentos de muita provação numa UTI, mas também temos casos de perdas de vida. Que valha como lembrete importante a nossa possibilidade de interferir nesses números. Todos os cientistas são unânimes ao apontar que o isolamento social salva vidas”, disse.

Coronavírus em Pernambuco

Pernambuco confirmou, nesta segunda-feira (27), 460 novos casos e 35 óbitos de pacientes com a Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus. Com isso, o estado passa a ter 5.358 pacientes com a doença e 450 mortes.

Via G1 Pernambuco

Artigos relacionados

Deixe um comentário