Vença a CRISE: Como empreender e destacar sua empresa neste ano de 2021

Empreendedorismo é a melhor maneira de desenvolver uma cidade, uma região e um país. Através dele existe a possibilidade da criação de emprego e inovação, sendo a melhor maneira de combater a crise econômica, presente em nossa realidade há muito tempo… tempo demais para frear a capacidade do nosso povo de superar momentos difíceis.

Empreender está além da capacidade de criar um negócio, mas requer de quem empreende audácia, intrepidez e sobre tudo iniciativa.

Ao olharmos pela janela, enxergamos um 2021 sob uma nova perspectiva com profundos reflexos de 2020, um novo normal e as mudanças que ele representa para o mercado. O cenário de resseção global, conseguimos avistar alguns sinais para um mundo pós-pandemia, contudo ainda um pouco nublado, sem certezas.

Todos entendem que empreender não é uma tarefa fácil e empreender no Brasil não é fácil mesmo, os riscos do momento, mas a criação de novos negócios deverá impulsionar a economia, na tentativa de uma recuperação econômica.

Em chinês a palavra Weiji, significa crise, na realidade, “uma crise genuína, um momento perigoso, uma fase em que as coisas desandam” E como já aprendemos, Toda crise vem seguida de oportunidade e como alguns especialistas dizem; quem entender primeiro as novas necessidades do consumidor vai sair na frente em 2021.

De acordo com previsões da OCDE “pela primeira vez desde o início da pandemia, há esperança em um futuro mais brilhante”, isto porque aumentaram as expectativas sobre as vacinas para o próximo ano. Durante a quarentena, foram abertos 782 mil negócios no país entre os meses de maio e agosto de 2020, conforme dados do ministério da economia.

Pesquisa feita pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) diz que “aproximadamente 25% da população adulta estará envolvida na abertura de um novo negócio ou em empresas com até 3 anos e meio de atividade”. Com 14 milhões de desempregados, o empreendedorismo torna-se a alternativa de renda.

A dica de muitos empreendedores para se começar a empreender em 2021 está em: Encontrar um problema e resolvê-lo.

  • Faça também um planejamento financeiro e se tiver dificuldades, procure ajuda de um especialista, mas tenha em mente que quanto maior for a capacidade de planejar, maior previsibilidade sobre todos os aspectos do mercado, o empreendedor terá.
  • Pesquise mercados, defina bem a área de atuação, canais de divulgação e relacionamento com clientes.
  • Invista em capacitação e esteja preparado para as mudanças que já ocorreram e que ainda irão ocorrer neste novo normal.
  • Busque e conte com parcerias, tente alinhar essas parcerias estrategicamente.

Por Diego Silveira
Cristão, Economista e nerd de política.

Artigos relacionados

Deixe um comentário