Veado apreendido pelo Ibama é transferido para Petrolina

Um veado-cantigueiro fêmea foi apreendido pelo Ibama em uma fazenda da cidade de São Raimundo Nonato, no Piauí, e agora está sendo tratado em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. É no Centro de Triagem de Animais Silvestres do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), que o pequeno animal está recebendo cuidados para poder voltar à natureza.

veado femea apreendido pelo ibama no piaui e transferido para petrolina em pernambuco 1
Veado-catingueiro tem hábitos diurnos e quando adulto se alimenta de vegetais e frutos. Foto: Cemafauna/Divulgação

Antes de chegar ao Cemafauna, na última terça-feira (3), o pequeno animal foi encaminhado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela gestão do Parque Nacional da Serra da Capivara. Só depois foi transferido para Petrolina, no Sertão Pernambucano, onde há estrutura para receber animais, reabilitá-los e devolvê-los à natureza. Caso não possa mais voltar à vida selvagem ela será encaminhada para alguma instituição de conservação de fauna ou pesquisa.

veado femea apreendido pelo ibama no piaui e transferido para petrolina em pernambuco 3
Animal está recebendo cuidados para poder voltar à natureza. Foto: Cemafauna/Divulgação

Para a veterinária Gabriela Felix, apesar de não estar machucada a fêmea terá que se readaptar antes de voltar à vida selvagem. “Provavelmente a mãe foi morta e ela foi encontrada ainda bebê pelo pessoal da fazenda. Por ter sido criada entre humanos é bastante dócil. Isso a torna uma presa muito vulnerável tanto de caçadores, como de outros animais”, explica a médica.

CURIOSIDADES – Esta é uma espécie que habita quase todo o Brasil, mas está se tornando um animal raro no bioma caatinga. Sua coloração é mais opaca para camuflagem. O veado-catingueiro tem hábitos diurnos e quando adulto se alimenta de vegetais e frutos.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário