Vai Acabar? WhatsApp ilimitado deve acabar em breve, diz presidente da TIM Brasil

Segundo Alberto Griselli, aplicativo WhatsApp teve muitas mudanças nos últimos anos

O presidente da TIM Brasil, Alberto Griselli, afirmou que o WhatsApp ilimitado, que não consome dados da franquia dos usuários, deve chegar ao fim no país. Em entrevista publicada pelo O Globo nesta quinta-feira, Griselli afirmou que a tendência é oferecer o benefício de assinatura gratuita dos serviços de streaming.

“Se você pegar o tráfego embutido nos planos, você verá que as operadoras incluíram alguns desses serviços dentro do zero rating (prática de não descontar dados da franquia). O WhatsApp, por exemplo, há alguns anos era só mensagem e hoje é muito mais que isso e consome mais. No trade off (na troca) dos benefícios que estamos dando aos clientes, a gente sempre avalia o peso do benefício versus a natureza do cliente que usa. Anos atrás, tiramos o Facebook. A tendência é tipicamente mais para assinatura e menos para franquia de dados. Hoje, com o cenário competitivo, está crescendo o volume de dados nos pacotes”, explicou.

Segundo ele, a TIM começou com serviços de entretenimento nos planos em 2018 com streaming de TV nos pacotes. Agora, com a chegada do 5G, esse movimento vem se acelerando. Hoje, os pacotes contam com maior franquia de dados por mês, que pode chegar a 240 GB, segundo o site da TIM.

E com a possibilidade de incluir games nesses planos, há um bônus de 50% no pacote de dados por mês. A TIM está presente hoje em 70 cidades com quase seis mil antenas 5G.

“O uso do cliente aumentou também. O cliente que migra do 4G para o 5G passa a usar de 40% a 50% mais de dados por mês. Por isso, é importante essa adequação para entregar o serviço ideal para o cliente”, disse um diretor de marketing da Tim à reportagem.De acordo com o Globo, a discussão em torno do fim do uso ilimitado do WhatsApp ganhou força no mês passado, quando o presidente da Claro Brasil, José Felix, classificou a estratégia como um erro por parte das companhias de telecomunicações.

Em entrevista, o chefe da operadora disse que a tele tem diminuído a oferta de apps com dados ilimitados, já que existe a necessidade de investimento na rede.

Via Portal Pe10.

Artigos relacionados