Univasf inicia processo de discussão para implantação de campus em Salgueiro

O município de Salgueiro está cada vez mais próximo de ganhar um campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O Conselho Universitário (Conuni) da Univasf deve votar até o fim de maio a proposta de expansão, que foi sugerida pelo Ministério da Educação (MEC), atendendo um antigo pleito da população salgueirense.

Os documentos que tratam da proposta de implantação da unidade foram entregues na última sexta-feira (31) pela Reitoria ao Conuni. Também foi entregue o modelo usado pela DIFES/SESU-MEC para se determinar o quantitativo de servidores para dar conta da expansão de vagas de matrículas nos cursos de graduação sugeridos (Ciências da Computação e Engenharia de Produção).

A Reitoria já deu início ao processo de discussão interna sobre a proposta, que seguirá com outras etapas até o dia 26 de maio, data prevista para votação final da matéria em Reunião Ordinária do Conuni. Na sexta-feira, alguns membros fizeram críticas à expansão “questionando sobre a possibilidade de tal processo atender a interesses outros que não o interesse institucional”. Segundo a Reitoria, as críticas são necessárias ao aperfeiçoamento do processo e se alinham aos que defendem que o interesse da Univasf deve ser sempre a base da discussão de qualquer decisão tomada pelo Conuni.

A comunidade de Salgueiro tem um importante aliado nesse processo. A Reitoria da Univasf deixou claro que é a favor da expansão. “Entendendo que as condições apresentadas no Ofício DIFES/SESU-MEC são favoráveis à deliberação da matéria, trazendo um ganho real, inclusive para os campi já existentes, e que a Univasf estará cumprindo sua missão institucional, logo trará benefícios socioeconômicos para a região, para o Nordeste e para o Brasil, a Reitoria da Univasf se posiciona favoravelmente à proposta de expansão ‘Campus Salgueiro’ e pede apoio à comunidade acadêmica para a aprovação desta proposta junto ao Conuni”, escreveu em nota.

Via Alvinho Patriota

Artigos relacionados

Deixe um comentário