UFPE volta a ter aulas dia 17 de agosto. Mas num semestre extra e com ensino remoto

Implementação de um calendário acadêmico suplementar foi aprovada nesta sexta-feira. Primeiro semestre letivo de 2020 permanece suspenso, com previsão de retorno só em 2021

Recomeçam no próximo dia 17 de agosto as aulas nos cursos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mas não será a retomada do primeiro semestre letivo, que continua suspenso desde 16 de março por causa da pandemia do novo coronavírus e com previsão de retorno somente em 2021. Nesta data começará um semestre extra, chamado de Calendário Acadêmico Suplementar.

Todas as disciplinas serão ministradas virtualmente. A matrícula dos alunos é facultativa e os professores também têm autonomia para participar ou não. O estudante que não puder ou não quiser se matricular poderá voltar às atividades apenas quando o ano letivo de 2020 for reiniciado. As regras desse novo semestre foram aprovadas nesta sexta-feira (10) pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), numa reunião online que começou às 8h e acabou por volta das 14h30. 

 “A proposta foi amplamente discutida com todos os segmentos da universidade. Apesar de ser um matéria bastante complexa, o calendário suplementar teve aprovação de quase todos os conselheiros que participaram da reunião”, comemora o reitor Alfredo Gomes. Havia 75 participantes, dos quais um votou contra e dois se abstiveram. “O retorno das aulas é muito importante. O semestre extra terá 12 semanas de duração”, explica o reitor.

A UFPE tem cerca de 40 mil alunos, dos quais pouco mais de 30 mil estudam nos 109 cursos de graduação. A comunidade acadêmica é formada também por 2.504 professores e 3.843 técnicos administrativos (números de junho de 2019). “Os alunos poderão cursar até 300 horas de disciplinas. Eles poderão cancelar ou trancar a qualquer momento, sem prejuízo no seu histórico escolar”, ressalta o reitor. 

As aulas presenciais na UFPE estão suspensas desde 16 de março. A previsão é que só voltem em 2021. “Não vamos retomar o semestre letivo de 2020.1 porque isso pressupõe que todos, alunos e docentes, teriam de participar, não seria facultativo. E o estudante que não participasse poderia ser prejudicado academicamente”, explica a pró-reitora de graduação, Magna do Carmo.

Também porque no início do ano letivo as disciplinas foram planejadas para acontecerem presencialmente. A organização das aulas terá que ser adaptada, agora, para o formato online. A previsão é terminar as aulas do semestre extra em 17 de novembro, com encerramento das atividades em 9 de dezembro. O restante do ano será usado para procedimentos burocráticos e férias.

TECNOLOGIA

A universidade está se organizando para ofertar internet e equipamentos para os alunos que não dispõem de acesso à tecnologia. No entendimento da atual gestão, somente quando todos tiverem condições de acompanhar as aulas remotas é que será possível recomeçar o primeiro semestre de 2020, provavelmente no modelo híbrido (aulas presenciais e remotas).

Quanto ao Calendário Acadêmico Suplementar, as coordenações das graduações terão liberdade para propor as disciplinas, desde que não haja atividades presenciais nem aulas de campo.

Cada aluno poderá se matricular em disciplinas que somem até 300 horas. A exceção será para discentes do penúltimo ou do último período do curso. Esses terão limite de até 450 horas. O estudante poderá desistir da matéria sem que isso conste em seu histórico escolar.

FORMATO

As aulas serão todas remotas. Poderão ser síncronas (alunos e professor ao vivo) e assíncronas (atividades no Classroom, aulas gravadas ou outras que não necessitem da interação ao vivo). As aulas síncronas devem ser entre 10% e 70% do total da carga horária da disciplina.

Como exemplos de atividades autorizadas, a UFPE cita fóruns, estudos individualizados, construção de resenhas, leitura de artigos, exercícios, grupos de discussão e videoaulas. Redes sociais como WhatsApp estão na lista também. Entre as plataformas sugeridas há Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Moodle e Google Classroom.

“Estamos promovendo formação com nossos docentes para aqueles que não dominam os programas ou as plataformas. Vamos dar todo suporte para que ministrem suas aulas”, assegura o reitor. 

O acesso aos laboratórios será autorizado para os discentes concluintes, desde que tenha segurança sanitária e distanciamento, para realizar experimento e finalizar Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O orientador, o coordenador e o diretor do centro onde o aluno estuda precisam autorizar essa entrada.

Os professores podem usar os laboratórios para gravação das aulas, mas somente se atenderem as regras de segurança sanitária e distanciamento e sem a presença de alunos e técnicos.

Para os formandos, o TCC poderá ser defendido de forma remota. Mas o estudante, seu orientador e os membros da banca devem concordar.

QUESTIONÁRIO

Em um questionário aplicado pela universidade, 85% dos estudantes (de um universo de 14 mil que participaram da enquete) responderam que desejam ter aulas virtuais. Entre os docentes, que somam aproximadamente 2.500 profissionais, 90% daqueles que também responderam o questionário (1.700 professores) afirmaram que igualmente estão dispostos a ministrar aulas neste período.

UFRPE

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) deve votar na próxima sexta-feira (dia 17) a implantação também de dois semestres extras, lá chamado de Período Letivo Extraordinário. A proposta será votada pelos três conselhos da instituição.

A ideia é iniciar as atividades, apenas de forma remota, no começo de agosto, com duração de dois meses (até outubro). O segundo semestre extra iria de novembro ao início de janeiro de 2021. O planejamento preliminar foi apresentado para comunidade acadêmica, que pôde sugerir e opinar mudanças durante consulta pública online que acabou na última quarta-feira (08).

Veja as principais datas do calendário relativas ao período letivo suplementar 2020.3 da UFPE, que terá três meses de duração:

• 29/07 a 04/08/2020 – Oferta de componentes curriculares pelas Coordenações de Curso e de Área, através do Siga
• 04/08/2020 – Edital de Matrícula 2020.3
• 08 a 12/08/2020 – Solicitação de matrícula, através do Siga, pelos estudantes
• 13 e 14/08/2020 – Ajustes de oferta 2020.3 pelas Coordenações de Curso e de Área
• 17/08/2020 – Início das aulas 2020.3
• 17/08/2020 – Início das monitorias 2020.3
• 17/11/2020 – Último dia de aulas 2020.3
• Até 24/11/2020 – Realização dos exames finais 2020.3
• Até 09/12/2020 – Último dia para lançamento de notas referentes a 2020.3, no Siga

Via JC Online

Artigos relacionados

Deixe um comentário