UFPE entre as 14 melhores universidades brasileiras

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está entre as 14 melhores universidades brasileiras e figura na colocação 26-30 entre as melhores universidades da América Latina, de acordo com o ranking universitário do Times Higher Education Latin America 2017, divulgado nesta quinta-feira. A tabela deste ano lista 81 instituições. No ano passado foram 50. Essas universidades vêm de oito países, incluindo a Argentina e o Equador pela primeira vez.

De acordo com a instituição avaliadora, as universidades são julgadas em todas as suas principais missões – ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais – para fornecer as comparações mais abrangentes e equilibradas disponíveis. Os 13 indicadores de desempenho avaliados são os mesmos do THE World University Rankings, mas são recalibrados para refletir as qualidades das instituições latino-americanas.

O ranking apontou que, na América Latina, a melhor universidade da região agora é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), superando, pela primeira vez, a Universidade de São Paulo (USP). O Brasil é nação mais representada da lista, com 32 universidades do total de 81 avaliadas. No entanto, 20 universidades brasileiras caíram e apenas 18 dos representantes do país são os 50 melhores, abaixo dos 23 do ano passado.

O desempenho do México também diminuiu. Dos 13 representantes, seis fazem o top 50, abaixo de oito no ano passado. Enquanto isso, o único representante da Costa Rica, a Universidade da Costa Rica, despencou da faixa de 26-30 para a coorte 41-45.

Alguns países melhoraram no ranking. O Chile tem 15 universidades no top 50, acima de 11 no ano passado, enquanto a Colômbia tem cinco no top 50 – eram quatro no ano passado –, e tem sete universidades recém-chegadas à lista de 81.

Várias universidades latino-americanas não são classificadas devido ao fato de que optaram por não enviar dados. O envio de dados é totalmente gratuito, mas as instituições que não fornecem dados não podem aparecer nos rankings.

Via Diario de Pernambuco

Artigos relacionados

Deixe um comentário