UAST reage aos cortes do governo Bolsonaro e alerta para o caos em Serra Talhada, PE

Em junho deste ano, as universidades públicas de Pernambuco se reuniram, em Recife, para debater sobre os cortes anunciados no orçamento pelo governo Jair Bolsonaro. O corte imposto pelo Ministério da Educação (MEC) é bilionário, o que inviabilizará pleno funcionamento no segundo semestre deste ano nas universidades e institutos federais.

Nessa quarta-feira (21), alunos da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST/UFRPE), lançaram um manifesto público contra a postura do governo federal. Leia abaixo:

MOVIMENTA UAST

“Diante do atual cenário orçamentário e os referidos cortes na educação partindo do Ministério da Educação para as Universidades Federais, os discentes da Unidade Acadêmica de Serra Talhada, UFRPE-UAST, vem por meio desta demonstrar sua manifestação e sua preocupação com contexto educacional do país, e consequentemente o funcionamento da referida unidade.

A limitação de recursos acarretará na interrupção de diversas atividades, desenvolvimento acadêmico, permanência dos alunos, perda de funcionários e desordem na conjuntura da instituição citada. Essa situação é alarmante, pois coloca em risco o acesso ao direito básico da educação, afetando as atividades fundamentais de ensino, pesquisa e extensão que são desenvolvidas por tantos discentes nas instituições.

Diante desse cenário cheio de incertezas, deixamos claro que não será aceito nenhum boicote à educação, e necessitamos de ações que contribuam para a reversão desse quadro e um posicionamento adequado das autoridades legais que gerenciam o funcionamento das Universidade Federais, em busca de um compromisso nacional com o futuro das Universidade Públicas Brasileiras.

Movimenta UAST
Em defesa da educação

Via Farol de notícias.

Artigos relacionados