Transposição do Rio São Francisco terá novo atraso, admite ministro

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, admitiu nessa terça-feira (24) que o Projeto de Integração do Rio São Francisco terá um novo atraso. Durante o pronunciamento feito na Câmara dos Deputados, em Brasília, Gilberto explicou que a previsão é que a obra seja concluída no segundo semestre de 2016. Os serviços deveriam ter sido concluídos em 2010. No discurso, o ministro também rebateu denúncias.

Já sobre as denúncias de que trabalhadores foram demitidos após períodos eleitorais de 2010 e 2014, Gilberto negou imediatamente. Segundo o ministro, “Hoje nós temos cerca de 9,5 mil trabalhadores envolvidos no projeto. Gradativamente, esse número vai diminuindo, por que setores da obra estarão finalizados. Outros 30 profissionais, entre técnicos, gestores e engenheiros, estão no local acompanhando a obra”, explicou.

LEIA MAIS
» Chuva no Sertão não alivia efeitos da seca
» Seca em Pernambuco: 70 cidades estão em situação de emergência

A vazão da água do canal da transposição também foi um tópico polêmico. Sobre denúncias de que esse volume de água daria apenas para consumo humano, o ministro afirmou que não haverá prejuízo para os demais setores. Obra que vai beneficiar 390 municípios no semiárido tem atualmente 72,9% de execução física.

PRÓXIMO ENCONTRO – Uma nova audiência da comissão externa da Câmara dos Deputados que fiscaliza a transposição do Rio São Francisco está marcada para a próxima terça-feira (31). Nessa reunião deverão ser ouvidos representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

PROJETO – Com 477 quilômetros de extensão em dois eixos (Leste e Norte), a obra terá 14 aquedutos, nove estações de bombeamento, 27 reservatórios e quatro túneis. O Cuncas 1 é o maior túnel da América Latina para transporte de água, com 15 quilômetros de extensão. Esta é considerada a maior obra de infraestrutura hídrica do país. Ao todo, R$ 2,294 bilhões serão investidos na revitalização do Rio São Francisco.

Além do ministro Gilberto Occhi, a mesa da comissão externa foi composta pelo coordenador da comissão e autor do requerimento, o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB), o relator da comissão, o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD), o secretário nacional de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Osvaldo Garcia, e o presidente em exercício da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Solón Braga. Com informações da ‘Agência Câmara Notícias’.

Artigos relacionados

Deixe um comentário