Suspensão da “Operação Pipa” completa 1 mês e famílias já sofrem com a falta de água potável no Sertão de Pernambuco

Os municípios de Floresta, Carnaubeira da Penha e Belém do São Francisco, são apenas alguns dos diversos no Sertão de Pernambuco onde o Exército suspendeu o abastecimento de água da “Operação Pipa”. A suspensão pode durar até dois meses de acordo com o próprio 72º Batalhão de Infantaria Motorizado de Petrolina.

O motivo da paralisação seria o atraso do Governo Federal no reconhecimento do estado de calamidade que os municípios se encontram. Enquanto isso, centenas de famílias já sofrem com a falta de água potável.

O município de Floresta, no Sertão de Pernambuco, emitiu uma nota oficial nessa quarta-feira (23), informando a gravidade do problema.

“Dessa forma, Floresta, assim como os demais municípios Sertanejos, não possuem condições financeiras de arcar, de forma exclusiva, com o abastecimento de água potável aos agricultores”, esclarece a nota do órgão municipal.

Atualmente, o município de Floresta possui seis caminhões pipas prestando serviços à população rural. Apesar disso, com a suspensão temporária pelo Exército, eles não estão conseguindo suprir de forma adequada a demanda hídrica das comunidades rurais.

Outro intensificador do problema é a greve dos caminhoneiros devido à alta do combustível em todo o Brasil. Desde quarta-feira (23), por volta das 6h40 as principais vias de acesso ao município estão bloqueadas: a BR-316 e PE-360.

Confira abaixo a resposta do Exército Brasileiro na íntegra:

1. Em documento oficial encaminhado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC), do Ministério da Integração Nacional (MI), para o Comando de Operações Terrestres (COTER), órgão do Exército responsável pela Coordenação Geral da Operação Carro-Pipa, aquela Secretaria solicitou a suspensão imediata (a partir de 2 de maio de 2018), por até 60 (sessenta) dias, dos municípios integrantes do Semiárido Brasileiro que não estão com reconhecimento federal da sua situação de emergência decretada, conforme previsto pela Portaria Interministerial nº 1/MI/MD, de  julho de 2012. 2. No caso específico do 72º BI Mtz, dos 33 municípios atendidos, 28 foram suspensos temporariamente por não terem o seu Decreto de Emergência com reconhecimento federal, sendo 26 do Estado de Pernambuco e 2 do Estado da Bahia. 3. O Programa Emergencial de distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro (Operação Carro-Pipa) é um Programa do Governo Federal fruto da mútua cooperação técnica e financeira entre os Ministérios da Integração Nacional (MI) e o Ministério da Defesa (MD) e foi iniciado em 1998. O principal objetivo é realizar ações complementares de apoio às atividades de distribuição emergencial de água potável, prioritariamente às populações rurais atingidas por estiagem e seca. 4. A Operação Carro-Pipa atende atualmente 625 municípios na região do semiárido nordestino e Minas Gerais, com a contratação de 4963 pipeiros Estima-se que a população beneficiada seja de aproximadamente três milhões e duzentos e quatro mil pessoas.
Confira abaixo a nota da Prefeitura Municipal de Floresta na íntegra:
A Prefeitura Municipal de Floresta, através da Secretaria de Produção Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, informa que a Operação Pipa, realizada pelo Ministério da Integração Nacional, através do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado de Petrolina, encontra-se suspensa devido aos atrasos do Governo Federal no reconhecimento do estado de calamidade que os municípios se encontram. Dessa forma, Floresta, assim como os demais municípios Sertanejos, não possuem condições financeiras de arcar, de forma exclusiva, com o abastecimento de água potável aos agricultores. Atualmente, nosso município possui seis caminhões pipas prestando serviços à população rural no entanto, com a suspensão temporária pelo Exército, não estão conseguindo suprir de forma adequada a demanda hídrica das comunidades rurais. O prefeito Ricardo Ferraz encontra-se na capital federal, na XXI Marcha a Brasília em defesa dos municípios, para dialogar com o governo federal sobre a crise econômica pela qual passam os municípios, assim como sobre a referida paralisação dos pipeiros. Prefeitura Municipal de Floresta Com o povo, construindo um novo tempo.

Via Blog do Elvis/NE10

Artigos relacionados

Deixe um comentário