Sobe para dez o número de países africanos com restrições sanitárias sugeridas pela Anvisa

Medida está associada ao risco de disseminação da variante Ômicron do coronavírus

Na noite deste sábado (27), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez uma recomendação para que o governo federal proíba a entrada de viajantes que estiverem passado, nos últimos 14 dias, por quatro países africanos.

O objetivo é tentar evitar a chegada da nova variante da Covid-19, batizada de Ômicron pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dessa forma, a Anvisa amplia para dez o número de nações do continente africano presentes na lista de restrições sanitárias.
Foram acrescentados Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia. Antes, a lista já contava com África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

Para os seis primeiros países sugeridos pela Anvisa, as restrições passam a valer a partir desta segunda (29). Sobre as quatro nações acrescentadas posteriormente, ainda não houve posicionamento oficial do governo federal. 

A nova variante identificada inicialmente na África do Sul é vista com preocupação pela OMS pela quantidade de mutações que apresenta na Proteína S. São em torno de 50, o que pode fazer da Ômicron mais transmissível que as cepas anteriores do coronavírus causador da Covid-19. 

Na Europa, além da Bélgica, primeiro país europeu a notificar casos da nova variante, Reino Unido, Alemanha e Itália também já registraram a presença da Ômicron.

Nesses últimos três países citados, todos os casos identificados até o momento estão relacionados a pacientes que passaram pelo continente africano recentemente. Segundo as autoridades europeias, tanto os pacientes quanto os familiares estão isolados e passam bem. 

Via Folha de Pernambuco

Artigos relacionados