Servidores públicos do Estado ganharão folga por irem de bicicleta ao trabalho

Os servidores públicos do Estado de Pernambuco receberão um crédito para comprar bicicletas parceladas em até 72 meses. A ação faz parte do programa “Pedala PE” e foi lançada na manhã desta terça-feira (27) no Recife. Como incentivo à adesão do programa, os servidores que forem trabalhar o mês inteiro de bicicleta vão ganhar uma folga no mês seguinte.

Além das bikes, o crédito no limite de até 8% do salário do servidor poderá ser usado na compra de assessórios para o uso das bicicletas, além de equipamentos de segurança, como capacetes, por exemplo.

O secretário de Esportes, Turismo e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras (PSB), informou que o monitoramento dos servidores assíduos no uso da bicicleta será feito por cada órgão responsável e pela chefia direta. Os órgãos devem contar ainda com bicicletários para guardar a bicicleta durante o expediente.

“É indiscutível o ganho que o uso da bicicleta traz para as cidades”, disse Carreras destacando o impacto positivo do uso da bicicleta no trânsito e na vida dos servidores. O secretário espera ainda uma boa adesão por parte dos servidores, que poderão começar a comprar as bicicletas no próximo dia 16 de novembro.
Para realizar a compra, o servidor precisa se deslocar até uma loja credenciada, escolher a bicicleta, pegar o boleto de pagamento e levar até uma agência do Bradesco, que fará o pagamento e liberará a entrega do equipamento.
A ação é uma parceria entre as secretarias de Administração e Esportes, Turismo e Lazer de Pernambuco.
SEM INFRAESTRUTURA – Apesar de positiva, o incentivo do Governo ainda esbarra na falta de estrutura das cidades para o uso ideal das bicicletas como meio exclusivo de transportes. A falta de ciclovias, ciclofaixas e de bicicletários desestimulam a população de uma forma geral a abandonar os carros, ou mesmo o transporte coletivo.
O Plano Diretor Cicloviário (PDC) de Pernambuco, lançado em fevereiro de 2014 previa a construção de 590 Km de ciclovias nas principais cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR). No entanto, cerca de um ano e meio depois, nenhum quilômetro foi construído.
A expectativa na época do lançamento era de que 130 quilômetros já estivessem disponíveis para a população até o fim deste ano.
O custo total do PDC foi estimado em R$ 354 milhões e só a sua elaboração (custo com pesquisas) custou R$ 637 mil.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário