Servidores do INSS encerram greve e voltam às atividades na segunda

Após assembleia realizada no fim da manhã desta quinta-feira (24), os servidores do INSS em Pernambuco decidiram encerrar a greve que já se arrastava por mais de 70 dias no Estado. A categoria aceitou a proposta apresentada pelo governo federal na quarta-feira (23), e irá voltar às atividades a partir da próxima segunda-feira (28).

A assembleia do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (Sindsprev-PE) deveria ter acontecido na quarta-feira, mas foi adiada para a manhã desta quinta para que representações de todas as regiões do estado participassem. A decisão de Pernambuco vai ser enviada para plenária nacional da categoria – que acontece também nesta quinta-feira -, junto às decisões dos demais estados. Mesmo que a maioria nacional decida pela continuidade da greve, a entidade nacional tem autonomia para voltar às atividades.

A greve foi iniciada no Estado no dia 10 de julho, quando os servidores pediam um aumento salarial de 27,3%, além de melhores condições de trabalho e mais garantias para a aposentadoria. A prosposta inicial do governo foi de aumento de 21,3% escalonado em quatro anos. A proposta aceita, no entanto, prevê um aumento de 10,8% em dois anos (5,5% em 2016 e 5,0% em 2017), além de benefícios e mudança nos critérios da gratificação de desempenho. (JC Online)

Artigos relacionados

Deixe um comentário