Educação

Serra Talhada recebe curso de condutor de produtos perigosos e motorista

O Programa Novos Talentos, realizado pela Secretaria de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (Sempetq) em parceria com entidades do Sistema S (Senai, Senac e Sest/Senat), abre inscrições, a partir desta segunda (30), para mais 175 vagas em cursos de formação profissional.

As oportunidades disponibilizadas serão para os cursos de Operador de Empilhadeira, Assistente Administrativo, Condutor de Produtos Perigosos e Motorista de Passageiros. As aulas serão ministradas pelo Senat, nos municípios de Petrolina e Serra Talhada. Os cursos tem carga horária de 50 horas-aula, respectivamente.

O programa atende a jovens e adultos com idade mínima de 18 anos, com ensino fundamental concluído. Para se inscrever, basta o aluno acessar o site da secretaria (www.sempetq.pe.gov.br) e clicar no link do Novos Talentos. Quem se cadastrar deverá fornecer um e-mail válido, que servirá para realização de pesquisas de desempenho e aprimoramento do programa, para, em seguida, ter acesso aos cursos disponíveis. As inscrições se encerram nesta sexta-feira (4).

O Programa Novos Talentos é realizado desde 2011, contemplando, em cada ano, mais de 70 municípios em todo o estado. Nos últimos quatro anos, foram realizadas mais de 43 mil matrículas de alunos.

Serviço:

Abertura das inscrições: 30/11/2015

Procedimento de inscrição: o aluno deverá se dirigir ao site https://sistemas.sempetq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/ e se cadastrar. Deverá preencher formulário com CPF, senha, nome e filiação, sexo, data de nascimento, estado civil,  nacionalidade, naturalidade, se portador de deficiência, se na condição de baixa renda, nível de escolaridade, RG, se possui ou não Carteira de Trabalho, endereço e e-mail. Após a inclusão correta dos dados ficará disponível para o candidato a opção dos “Cursos Disponíveis” onde poderá visualizar as vagas abertas para inscrição no momento. Após o candidato ser cadastrado, ele poderá alterar seus dados, inscrever-se em cursos, imprimir comprovantes de inscrição a qualquer momento, bastando preencher seu login (CPF) e senha.

Alunos já cadastrados em anos anteriores:

Para alunos inscritos no programa Novos Talentos em anos anteriores, não é necessário realizar novo cadastro. Favor clicar na parte “Já sou Cadastrado” e preencher o login (número do CPF) e a senha. Caso o aluno não se lembre da senha, e tenha cadastrado seu e-mail válido, deverá clicar no link: “Esqueci minha Senha”. Será enviada uma nova senha de acesso.

Caso o aluno não se lembre da senha e do próprio e-mail, ou não tenha informado nenhum e-mail anteriormente, deverá clicar no link: “Esqueci meu email”. Será exibida uma tela para confirmação do CPF e da data de nascimento, com outro campo para o candidato preencher o e-mail válido, para o qual será enviada uma nova senha de acesso.

Quadro de vagas (semana de 30 de novembro a 4 de dezembro)

Quantitativo – 175 vagas gratuitas.

Municípios – Petrolina e Serra Talhada.

Cursos ofertados

Petrolina – Operador de Empilhadeira e Assistente Administrativo.

Serra Talhada –  MOPP Condutor de Produtos Perigosos e

Motorista – ​Transporte Coletivo de Passageiros.

Carga horária – 50 horas-aula para todos os cursos.

Pré-requisitos e Documentação Exigida para Cursos SENAT

MOPP Condutor de Produtos Perigosos: Ser maior de 21 anos, estar habilitado no mínimo há dois anos na categoria “B”, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 (doze) meses, não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH, pena decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

Motorista – Transporte Coletivo de Passageiros: Ser maior de 21 anos, estar habilitado, no mínimo, na categoria “D”, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 (doze) meses, não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH, pena decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

Documentação para matrícula: Cópia da CNH, uma foto 3×4, Comprovante de Residência, Antecedentes Criminais da Justiça Estadual (www.tjpe.jus.br) e Justiça Federal (www.jfpe.jus.br).

Operador de Empilhadeira: Ser maior de 18 anos, estar habilitado, no mínimo, na categoria “B” e possuir o ensino fundamental completo. Documentação para matrícula: Cópia da CNH, 01 foto 3×4 e Comprovante de Residência.

Assistente Administrativo: Ser maior de 18 anos e possuir o ensino fundamental completo. Documentação para matrícula: Cópia da CNH ou RG e CPF, uma foto 3×4 e Comprovante de Residência.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *