Serra Talhada passa na segunda etapa para construção de aeroporto

A Prefeitura Municipal de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, divulgou nesta terça-feira (22) o avanço em mais uma etapa para a construção do aeroporto. O Estudo de Viabilidade Técnica – EVT, realizado pelo Consórcio PROGEN/PLANWAY, empresa técnica especializada de engenharia, foi analisado e aprovado por estar dentro dos critérios estabelecidos para a implantação do aeródromo.

“Todos os terminais tramitam por cinco etapas até estarem prontos. Serra Talhada cumpriu os dois primeiros passos, com o detalhamento do estudo de viabilidade técnica, em seguida, chega-se à fase do licenciamento ambiental e da elaboração do anteprojeto; abre-se a licitação; e, na sequência, são realizadas as obras”, explicou o Secretário de Obras, Cristiano Menezes.

A construção do aeroporto no município se insere no programa de aviação regional, que vai construir ou reformar 270 aeroportos nos interiores do Brasil. São R$ 7,4 bilhões destinados ao programa para obras, que vêm do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), formado por receitas da aviação e destinado exclusivamente ao setor.

O objetivo do programa é deixar os 40 milhões de brasileiros, que hoje moram longe de qualquer aeroporto, a pelo menos 100 quilômetros de um terminal aéreo. Como segundo município mais estratégico do Sertão pernambucano, Serra Talhada integra a Rota do Cangaço e é conhecida como polo médico e educacional da região. Além disso, o seu novo aeroporto deve impulsionar a expansão comercial e facilitar o trânsito de pessoas numa área para a qual convergem cerca de 800 mil habitantes.

Artigos relacionados

3 Comentários

Deixe um comentário