Serra Talhada começa a atender bebês com microcefalia

A Secretaria Estadual de Saúde informa que o atendimento para bebês com microcefalia e gestantes já foi iniciado, esta semana, nos três polos distribuídos no interior de Pernambuco: Caruaru (Agreste), Serra Talhada e Petrolina (ambas no Sertão). Na Região Metropolitana do Recife, a assistência fica sob a responsabilidade de cinco hospitais, além de unidades destinadas à reabilitação, como a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), e o Canto Mãe Coruja, que também está no interior.

O Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, iniciou o atendimento esta semana. A neurologista Maria Paula Martins, coordenadora da equipe de neurologia e neuropediatria da unidade, informa que seis crianças já foram atendidas, mas não tiveram o diagnóstico de microcefalia confirmado porque o perímetro cefálico era maior do que 32 centímetros. “Elas vieram encaminhadas para avaliação por outras unidades de saúde. Aqui descartamos a suspeita porque o tamanho da cabeça estava dentro da normalidade”, explica Maria Paula.

Ela acrescenta que o Mestre Vitalino já está com condições para realizar 25 consultas por semana para bebês com suspeitas de microcefalia e 25 tomografias. A partir de agora, o hospital atende casos que forem encaminhados das 4ª e 5ª Região de Saúde, que compreendem 53 municípios. As consultas serão realizadas todas as terças-feiras. Em breve, o hospital realizará exames do líquido da coluna, que complementa o diagnóstico da microcefalia em relação a complicações neurológicas decorrentes da malformação. “Também estamos analisando com a Secretaria Estadual de Saúde a possibilidade de oferecer aos bebês um trabalho de reabilitação, com sessões de fono, fisioterapias motora e respiratória”, conclui Maria Paula.

Fonte: JC Online

Artigos relacionados

Deixe um comentário